′Dia D de Vacinação′ nas 34 UBSs de Maringá neste sábado, 15

Na UBS Zona 7 será realizada mais uma edição do projeto ′Moeda Verde′, que é realizado pela Secretaria de Limpeza Urbana (Selur), promove a troca de materiais recicláveis e óleo de cozinha usado por hortifrutis. Cada 1 kg de material ou óleo equivale a 1 kg de hortifrutis.

foto: Mileny Melo\PMM

A Prefeitura de Maringá, por meio da Secretaria de Saúde, promove neste sábado, 15, diversas atividades com atendimentos de saúde para a população. As 34 Unidades Básicas de Saúde (UBS) estarão abertas com diversos serviços gratuitos por meio do ′Espaço Saúde′, das das 8h30 às 13h, e também com o ′Dia D de Vacinação′, das 8h às 17h. Na UBS Zona 7 será realizada mais uma edição do projeto ′Moeda Verde′.

As atividades do ′Espaço Saúde′ serão realizadas nas 34 UBSs do município e dos distritos de Floriano e Iguatemi, das 8h30 às 13h. A população terá à disposição serviços como coleta do exame preventivo de colo de útero, aferição de pressão arterial, teste de glicemia, orientações sobre saúde bucal e sobre controle da dengue, além de outras atividades.

Com o ′Dia D′, haverá vacinação contra Covid-19, Influenza (gripe) e outras vacinas de rotina, conforme o calendário de vacinação e públicos destinados à cada etapa de imunização. A UBS da Zona 7 funcionará em horário especial para vacinação, das 8h às 19h. As demais unidades seguem com a vacinação das 8h às 17h. A Sala de Vacina, localizada na Secretaria de Saúde, terá atendimento para pacientes do Centro de Referência de Imunobiológicos Especiais (Crie) e aqueles que precisam receber a vacina antirrábica, conforme esquema vacinal.

O secretário de Saúde, Clóvis Melo, destaca a importância das ações conjuntas. “Queremos facilitar o acesso dos serviços para as pessoas que precisam de algum atendimento saúde ou atualizar a carteira de vacinação e que, por conta da rotina do dia a dia, não conseguem ir até a UBS. Com o ′Espaço Saúde′ e o ′Dia D′, garantimos a imunização em todas as etapas e também otimizamos o atendimento nas 34 UBSs. Ainda teremos a realização do Moeda Verde, que contribui para promoção da saúde e qualidade de vida da comunidade.”

O projeto ′Moeda Verde′, realizado pela Secretaria de Limpeza Urbana (Selur), promove a troca de materiais recicláveis e óleo de cozinha usado por hortifrutis. Cada 1 kg de material ou óleo equivale a 1 kg de hortifrutis. O limite para troca é 2kg. A ação será realizada na UBS Zona 7, das 8h às 12h.

Durante o sábado, 15, os Agentes de Combate às Endemias (ACEs) também vão realizar um grande mutirão contra a dengue nos bairros de Maringá. A mobilização vai priorizar imóveis fechados durante a semana para intensificar as inspeções e a eliminação dos focos de dengue. Além disso, os Agentes Comunitários de Saúde (ACSs) vão orientar a comunidade sobre a dengue e as atividades realizadas nas UBS. “As áreas escolhidas para a ação são aquelas com maior números de casos e histórico de alto índice predial”, explica o secretário de Saúde, Clóvis Melo.  ASC\PMM

Confira o cronograma de atividades deste sábado, 15:

– Abertura oficial das ações: 8h30, na UBS Zona 7
– Espaço Saúde: nas 34 UBSs, das 8h30 às 13h
– Dia D: na UBS Zona 7, das 8h às 19h. Nas demais unidades, das 8h às 17h
– Moeda Verde: na UBS Zona 7, das 8h às 12h
– Grande mutirão de combate à dengue: a partir das 8h