15ª Regional vai realizar Super Mutirão contra a dengue nos 30 municípios da região

Secretário de Saúde Clovis Melo e Elizabeth Kobayashi - diretora da 15ª Regional de Saúde concederam entrevistas a OFATOMARINGA.COM e falaram da emergência da dengue e sobre o Super Mutirão nos 30 municípios da região de Maringá

O Estado do Paraná somou até ontem, 22,  45.930 casos confirmados de dengue e 130.107 notificações, além de 16 mortes. Foi por causa destes dados que a 15ª Regional de Saúde convocou a 1ª reunião do Comitê Intersetorial de combate à dengue com setores da sociedade dos 30 municípios em que ela atua, para apresentar a ideia de a realização de Mutirões em todas as cidades para eliminar focos e criadouros da larva do mosquito Aedes Aegipty.

A Dra. Elizabete Kobayashi, diretora da 15ª Regional conversou representantes da sociedade civil e operadores da Saúde Pública e das adminstrações municipais e falou de momento de demonstrar cidadania para sair da emergência e levar conscientização às pessoas. Kobayashi explicou os detalhes sobre o Super Mutirão contra a dengue nos 30 municípios, mas a data do evento ainda não foi definida, porque depende ainda de um encontro com os prefeitos para organizar a ação. Na entrevista a OFATOMARINGA.COM, Kobayashi fala da gravidade do momento e da necessidade que cada um se conscientize e ajude no combate.

Clovis Melo, secretário municipal de Saúde de Maringá faz coro à Kobayashi, e ressalta que Maringá já realiza mutirões do gênero nas 33 UBSs do município há vários anos. Ele lembra que simples cuidados com o quintal de casa podem evitar emergências; evitar a água parada, não deixar o lixo caseiro exposto para não atrair mosquitos são exemplos que parecem banais, mas bastam ações simples como essas para evitar a proliferação, explica o secretário. “Descartar objetos em destinos inadequados é alimentar a dengue, porque a água que se acumula em um sofá velho deixado às margens de uma estrada ou fundo de vale, vai servir de criadouro para a larva, e todo mundo sabe disso”, explicou.

Nas entrevistas a OFATOMARINGA.COM, Kobayashi e Melo lembraram que a vacina contra a dengue não será solução definitiva para o problema, porque o imunizante é eficaz em 80% dos casos, e porque o mosquito também transmite outros tipos de doença, como dengue, Chikungunya e Febre Amarela.

Em breve a data do Super Mutirão nos 30 municípios da 15ª Regional será anunciado, entreanto o informe semanal da dengue divulgado pela Secretaria da Saúde do Paraná registra 8.414 novos casos, 18.960 notificações e confirmou mais um óbito pela doença neste período epidemiológico, que começou a ser monitorado em 30 de julho.

Maringá está entre as Regionais com mais casos confirmados. A triste liderança é de Apucarana (11.518), Cascavel (4.130), Londrina (4.049), Paranavaí (3.964), Ivaiporã (3.678) e Maringá (3.544). Já os municípios com o maior número de casos são Apucarana (8.179), Londrina (3.252) e Maringá (2.066).

Dos 399 municípios, 292 apresentaram casos autóctones, quando a doença é contraída localmente, e 389 registraram notificações.

Reunião intersetorial contra a dengue aconteceu no auditório da Câmara Municipal na manhã desta sexta-feira, 23. FOTO – OFATOMARINGA.COM

MARINGÁ ANUNCIA MAIS UM MUTIRÃO AMANHÃ, 24

Entretanto a Prefeitura de Maringá, por meio da Secretaria de Saúde anuncia que amanhã, 24, a partir das 8h acontecerá um mutirão de combate ao mosquito da dengue na região dos bairros Conjunto Residencial Parigot de Souza, Loteamento Liberdade e Jardim da Glória.

A intenção é visitar residências fechadas durante a semana e orientar os moradores sobre as medidas de prevenção. Durante a próxima semana, a Fiscalização Integrada da Secretaria de Fazenda notificará imóveis em má conservação para que os proprietários realizem a limpeza.