Veja a entrevista com o Coordenador do Samu – Maurício Caetano
“40% dos atendimentos do Samu são de acidentes de trânsito”, afirma o coordenador em Maringá – Maurício Caetano, que na manhã desta terça-feira, 21, participou da apresentação da Semana Nacional de Trânsito na Câmara Municipal. Caetano atribui à origem do fenômeno em parte ao aumento do número de veículos e motocicletas que cada dia são mais potentes e aumentam os riscos de morte em caso de acidentes. “Quanto mais fizermos trabalhos de conscientização da população em geral, inclusive de pedestres, melhores resultados obteremos. Temos visto aumentar o número de atropelamentos, as vezes por imprudência do pedestre também”.
Maurício contou em entrevista a O FATO MARINGÁ que a maior incidência de acidentes envolvem automóveis e motos, mas que acidentes entre duas motos são cada dia mais comuns. “Por incrível que pareça estamos começando a ter vários acidentes envolvendo duas motos, e isso demonstra que há necessidade trabalhar para melhor o nível de consciência dos motociclistas”.
A desatenção, o desrespeito das leis de trânsito, o uso do celular e tantos outros vícios, estão entre os primeiros colocados no elenco das causas de acidentes identificadas pelo Samu. Lemos se diz muito preocupado com o comportamento de motoristas que pecam por excesso de confiança e abusam da velocidade ao passo que agem também com displicência. Outro fator que o Samu tem notado com causa de acidente é a falta de manutenção dos veículos.
“É a perda de um freio de um veículo causado pela falta de manutenção somada ao abuso na direção que determinam cada vez mais acidentes, inclusive com vítimas fatais. Precisam agir com mais prevenção para interrompermos esse ciclo”, explicou Caetano.
LEIA TAMBÉM
* Trânsito maringaense teve redução de 43% nas mortes, afirma Secretário Gilberto Purpur
PURPUR APRESENTA SEMANA NACIONAL DO TRÂNSITO NA CÂMARA
O Secretário de Mobilidade Urbana de Maringá, Gilberto Purpur, participou na manhã desta terça-feira, 21, da sessão ordinária da Câmara Municipal e anunciou boas notícias sobre o trânsito maringaense. De acordo com Purpur, houve redução de 43% no número de mortes nos primeiros oito meses de 2021 em relação ao ano passado. A participação do secretário acontece também para divulgar as ações que a administração pública em parceria com Detran, Polícia Militar, Polícia Rodoviária Federal, Samu e Corpo de Bombeiros desenvolvem o ano inteiro e que são enfatizadas na Semana Nacional do Trânsito que começou no sábado, 18 e prossegue até dia 25.
O tema da Campanha desse ano é “No trânsito sua responsabilidade salva vidas”, e foi justamente dessa responsabilidade que Purpur falou em entrevista a O FATO MARINGÁ e também em seu pronunciamento na Casa de Leis.
“O Denatran lançou uma campanha nacional que tem como objetivo reduzir o número de mortes no trânsito em 50% nos próximos dez anos, e Maringá já reduziu 43% em apenas um ano”, enfatiza Purpur, “Esse ano tivemos apenas uma morte de ciclista, e isso mostra o quanto é importante o investimento que a administração está fazendo na construção e manutenção das ciclovias”.
O secretário falou também da grande importância do novo Plano de Mobilidade Urbana que esté em fase de diagnóstico e prognóstico e que em breve começará a receber e apresentar propostas para que o trânsito da cidade seja cada vez mais seguro.