A história gloriosa do Grêmio de Esportes Maringá, tri-campeão paranaense da Primeira Divisão do Paranaense foi gravemente maculada na tarde deste domingo em Foz do Iguaçu. O Galo do Norte foi goleado por 7 a 0 e poderia ter levado mais se não fosse o goleiro Gatito que até pênalti pegou.
Um fiasco tão grande que só não se iguala à desastrosa gestão de sabe-se lá quem. A diretoria não apresentou o elenco para a imprensa ou para a torcida, e só conseguiu registrar 13 jogadores no BID da CBF para a estreia no certame.
A esperança dos fiéis torcedores foi manifestada nas redes sociais e aplicativos de mensagens. “Tenho certeza que os jogadores que não foram registrados são melhores do que esses aí”, e ele deve mesmo ter razão, porque fica difícil imaginar algo pior do que o que se viu neste domingo, 5 de maio em campo no estádio ABC em Foz.
O Galo do Norte, ou o que restou dele, entra em campo novamente no próximo domingo, 12, as 16 horas no Willie Davids para enfrentar o Rio Branco de Paranaguá
O JOGO:
Com apenas 13 jogadores com registro no BID da CBF, o Grêmio de Esportes Maringá começou a sua primeira partida com apenas dois jogadores no banco, e um deles é um goleiro. A diretoria do time maringaense não teria conseguido registrar 12 jogadores em tempo para a partida de abertura da Segundona do Paranaense de Futebol. A desconfiança entre fiéis torcedores, é que o time desse ano seja pior do que o de 2023, quando o Grêmio só se salvou do rebaixamento na última rodada.
O adversário e dono da casa, o Azulão Foz do Iguaçu que agora tem gestão SAF e camisa nova, vem com a missão de vencer bem para se confirmar entre as forças candidatas ao acesso à Primeira Divisão.
SÓ DÁ FOZ – Quando a bola finalmente rolou, foi o Grêmio que deu o ponta pé inicial e não ficou com a bola nem dez segundos, porque o Foz é agressivo, tomou a bola subito e começou pressionar o visitante em sua meia cancha.
O Grêmio não vê a cor da bola até aos 4 minutos quando o Foz chega com um chute que parecia um cruzamento e que obrigou o goleiro Gatito a fazer sua primeira defesa com a camisa do Grêmio de Esportes Maringá; ele salta e toca com a ponta dos dedos para jogar a bola para escanteio e salvar o alvi-negro de tomar o gol.
Depois do sufoco inicial, o Grêmio se assanha e aos oito minutos teve falta a seu favor na intermediária ofensiva; e foi justamente essa subida dos maringaenses que deu ao Foz a chance de abrir o placar. Aos 9’40” o Foz chega com Cauan que recebe lançamento nas costas da defesa do Galo, correu sozinho em direção ao gol de Gatito, mas chutou fraco e sem direção desperdiçando uma chance clara de gol.
FOZ 1 A 0
O Grêmio continua a não ver a cor da bola, mas o Foz também não consegue ser incisivo e pouco faz com a excessiva posse de bola que tem, isso até os 15 minutos, quando Sandro Rios abriu o placar para o Azulão. Cauan recebe na entrada da grande área, passa para Rene que rola para Sandro; ele domina e bate forte não deixando chance para o goleiro Gatito que já teve que buscar sua primeira bola no fundo dos barbantes.
FOZ 2 A 0
Quatro minutos mais tarde Carlos Alberto vê Cauan avançando sem a bola e lança para ele que recebe dentro da área e fuzila Gatito que busca sua segunda bola no fundo das redes.
O Grêmio tenta reagir e aos 21 perde um gol com Pedro Sena. Bola cruzada da ponta direita encontra Sena que bate de primeira na altura da entrada da pequena área. O chute desequilibrado termina longe da meta do Foz.
PARADA PARA REIDRATAÇÃO
O Azulão manda no jogo, e até porque está muito calor, reduz os ritmos e põe o Grêmio na roda. A parada técnica e de reidratação acontece aos 27 minutos com 32 graus de temperatura.
Na volta, o Grêmio arranja uma falta no bico esquerdo da grande área. Pedro Sena bate direto e obriga o goleiro do Foz a fazer boa de defesa e jogar para escanteio.
FOZ 3 A 0
O ritmo cai bastante após os 30 minutos e evita o pior para o Grêmio que continua sofrendo em seu campo. Mas nem isso impediu que o Foz chegasse ao seu terceiro gol aos 39 minutos. Escanteio pela esquerda, a zaga corta e na sobra Sandro Rios faz seu segundo gol na partida.
FOZ PERDE PÊNALTI
Flávio cobra pênalti para o Foz e faz 4 a 0 aos 44 minutos; uma paulada para uma defesa fenomenal de Gatito que impede que a goleada se amplie.
FOZ 4 A 0
Flávio que havia perdido um pênaltiaos 44, recebeu bola dentro da grande área e mandou para o fundo dos barbantes.
O jogo já está definido; e definido também o perfil do elenco do Grêmio para este certame. Um time que não está à altura da história gloriosa do time tri-campeão paranaense. Infelizmente o 4 a 0 é parcial, e no segundo tempo a situação para o Grêmio pode piorar muito ainda.
SEGUNDO-TEMPO:
FOZ 5 A 0 AOS 3 MINUTOS
A segunda etapa começa exatamente como terminou o primeiro; com o Grêmio encuralado em seu campo. Já no terceiro minuto Flávio recebe bola nas costas da zaga, o goleiro sai e é encoberto por um toque magistral do atacante.
Não tem remédio para o Grêmio que precisa torcer para o tempo passar logo, porque correr atrás da bola o tempo todo cansa muito.
E por falar em cansaço, Carpeggiani que na lista da FPF aparece como Auxiliar Técnico, manda a campo aos onze minutos seu único reserva de linha. Caíque entra no lugar de Juninho.
Aos 19 Flávio invade a área e bate cruzado; Gatito faz grande defesa e evita o sexto gol.
FOZ 6 A 0
Carlos Alberto tem muito espaço, o time do Grêmio o deixa jogar, por isso, ele faz o que quer e chuta de fora da área; a bola bate no morrinho artilheiro e engana Gatito que nada pôde fazer; 6 a 0 aos 24 minutos.
VERGONHA: SEM JOGADORES NO BANCO, GRÊMIO TERMINA JOGO COM UM A MENOS EM CAMPO
Depois do sexto gol, Pará se machuca aos 26 minutos e deixa o Grêmio com um jogador a menos.
Caíque, que estava no banco, acerta um sem pulo aos 31 minutos e obriga João, goleiro do Foz, a uma defesa que garante nas estatísticas o zero gols sofridos para o Foz.
Entre torcedores do Grêmio, alguns nutrem a esperança de que os jogadores que não foram registrados não sejam piores do que os que estão em campo.
Entreanto a partida entra nos dez minutos finais e o Grêmio já está há dez minutos jogando com um a menos. Na verdade parece até que o Grêmio tem uns 4 a menos. Um time horrível que não poderia jogar nem na Terceirona, e que muito menos deveria vestir a gloriosa camisa do tri-campeão paranaense.
FOZ 7 A 0
Para fechar a vergonha histórica, Rodriguinho fez o dele aos 44 minutos do segundo-tempo.
O Galo do Norte, ou o que restou dele, entra em campo novamente no próximo domingo, 12, as 16 horas no Willie Davids para enfrentar o Rio Branco de Paranaguá
PRÉ JOGO
Sem ter nem mesmo apresentado o elenco à torcida e imprensa, o Grêmio de Esportes Maringá estreia neste domingo, 5, em Foz do Iguaçu na Segundona do Paranaense 2024.
A partida vai ser disputada as 16 no estádio Brasil com transmissão AO VIVO no canal youtube da FPF. A torcida do Grêmio vai finalmente ter parte dos segredos desnudados no domingo dia 12, quando o Alvi-Negro enfrenta o Rio Branco de Paranaguá no Willie Davids.
Entre torcedores, a maioria diz que se trata de um time ainda mais fraco daquele que no ano passado sofreu para se salvar de cair para a Terceirona. O Foz do Iguaçu é candidato ao acesso junto com Paraná Clube, Rio Branco, Iguaçu e Paranavaí.