A cena não passou despercebida por um catariano que ficou impressionado ao ver que um grupo de pessoas orientais recolhia o lixo deixado pelos torcedores nas arquibancadas do estádio que hospedou a partida inaugural da Copa do Mundo entre Catar e Equador.
“Vi um homem recolhendo latinhas, garrafas e copos de plástico e enfiando tudo em um saco; achei estranho e voltei para ver porque ele estava fazendo aquilo”, diz o home catariano que gravou o vídeo. “Só depois percebi que na verdade era um grande grupo, todos japoneses, e então quis saber deles o que estavam fazendo”, explicou.
No vídeo o homem diz: “Alguém me convença que isso é normal”, depois ele vai até os japonese e pergunta porque estão fazendo aquilo e a resposta é surpreendente.
“Nós japoneses nunca deixamos lixo jogado pelo chão. Quando vamos embora limpamos tudo em respeito ao povo que nos recebe”, disse uma jovem japonesa.
No final, o cidadão catariano disse que nunca tinha ouvido falar disso e decidiu abraçar os japoneses em sinal de agradecimento.