O ministro do Interior da Ucrânia Denys Monastyrskyy é uma das vítimas mortais da queda de um helicóptero em Brovary, perto de Kiev, esta quarta-feira. O acidente ocorreu perto de um infantário.
De acordo com a polícia ucraniana, entre os mortos estão três crianças, o ministro adjunto, o secretário de Estado, ambos do Interior, e os restantes seis ocupantes do aparelho. O acidente terá provocado ainda 29 feridos, entre eles 15 crianças.
“Esta manhã, 18 de janeiro, um helicóptero dos serviços de emergência do Estado caiu em Brovary. A liderança do Ministério do Interior morreu na sequência do acidente. Pelo menos 16 mortos estão confirmados, incluindo duas crianças”, afirmava Ihor Klymenko, o chefe da Polícia Nacional, numa publicação preliminar nas redes sociais.
Há fontes que apontam para 18 mortes mas o Presidente ucraniano, em reação ao acidente, falava em 15 confirmadas.
Volodymyr Zelenskyydescrevia o sucedido como uma “terrível tragédia (…). O nosso pesar não pode ser expresso em palavras”, lamentava o chefe de Estado lembrando que a aeronave se despenhou num local onde há vários infantários.
O Primeiro-ministro ucraniano, Denys Chmyhal, tinha também já manifestado pesar pela morte do referido ministro e pedia a “criação imediata de um grupo especial” para investigar, em detalhe, as “circunstâncias da tragédia”.
Já o procurador-geral da Ucrânia, Andriy Kostin, garantia que, e em relação às causas do despenhamento, todas as opções estão em aberto mas que está já a ser conduzida, pelo Serviço de Segurança, uma averiguação ao sucedido pedida, aliás, por Zelenskyy.
A primeira dama da Ucrânia, Olena Zelenska, foi informada em Davos, onde decorre o Fórum Económico Mundial, e não evitou uma expressão de choque. Ao lado da esposa de Volodymyr Zelenskyy estava a primeira vice primeira-ministra Yulia Svyrydenko
A líder da oposição da Bielorrússia, Sviatlana Tsikhanouskaya, que também estava em Davos, reagiu pelo Twitter ao acidente e expressou “as mais profundas condolências ao governo e ao povo da Ucrânia depois de pelo menos 18 pessoas terem morrido no acidente de um helicóptero, incluindo o ministro do Interior”.
“O meu coração está com as vítimas e as respetivas famílias. Estamos de luto convosco depois desta terrível tragédia”, escreveu ainda Tsikhanouskaya.
As equipes de emergência estão a trabalhar no local do acidente e uma investigação está em curso para apurar as causas da queda do helicóptero. Euro News