A Segunda Divisão do futebol paranaense teve oficializada na tarde desta terça-feira, 14, a fórmula e o calendário da competição que define os clubes que acessam à elite em 2024.
O arbitral confirmou as participações de dez clubes. Além do Grêmio de Esportes Maringá, campeão da Terceirona em 2022, o certame contará com Paraná Clube, Andraus de Campo Largo, Apucarana, Iguaçu de União da Vitória, Laranja Mecânica (Arapongas), Patriotas (Curitiba), PSTC, Toledo e Araucária que no último dia ficou com a vaga do União Beltrão que não enviou sua inscrição à Federação.
No papel e também por maior tradição, Paraná Clube pentacampeão da Série A de 1993 a 1997 e Grêmio Maringá, campeão nos anos de 1963, 1964 e 1977 são favoritos à conquista do título ou pelo menos a ficarem com as vagas na Primeira Divisão em 2024.
O Paraná Clube porém tem um handicap negativo; terá que jogar suas partidas a que tem direito de mando com os portões fechados. A punição advém da invasão de campo por parte da torcida na partida que decretou o rebaixamento da equipe.
O campeonato começa dia 30 de abril e termina em 23 de julho. O formato será de turno único com nove rodadas. Os quatro primeiros vão para as semifinais. Os finalista sobem para a Elite e o dois piores caem para a Terceirona.
A federação ainda não definiu a tabela da competição. Não há limite de inscrições de atletas e as paritdas serão disputadas somente nos finais de semana em jogos diurnos.