Há coisas que só acontecem no futebol brasileiro e há outras que só acontecem em campeonatos como o Carioca. Lá,, historicamente os clubes disputam uma taça que leva o nome de Guanabara e que é entregue ao clube que termina na frente a primera fase do campeonato – a tal da Taça Guanabara.
Ontem à noite em partida válida pela décima primeira e última rodada da Guanabara, o Fluminense derrotou o Flamengo de virada por 2 a 1 e ficou com o troféu que quem perde, diz não valer nada.
Até aí tudo normal, já que o modelo do campeonato carioca é esse desde sempre; acontece que a Federação Carioca teve a “genial” ideia de realizar a última rodada em dias diferentes, assim ontem além do Fla Flu que decidia que ficava com o caneco houve também outras três partidas, mas outras duas, incluindo Vasco e Bangu, ficaram para serem disputadas na noite desta quinta-feira em São Januário.
O problema que a divisão da última rodada gerou chega a ser hilário e criou uma situação que notoriamente favoreceu o Vasco da Gama. O time que leva o nome do navegador português tem 20 pontos, está em quarto lugar, os mesmos do Volta Redonda que está em terceiro, mas já jogou, está atrás do Flamengo que tem 23 e do Flu campeão com 25.
As semifinais começam no próximo meio de semana. O Flu joga com o quarto colocado, enquanto segundo e terceiro se enfrentam. Os dois primeiros colocados jogam a volta em casa e tem a vantagem de dois resultados iguais. Esse é o regulamento.
Mas qual é o problema de a partida do Vasco ter ficado para hoje ?
É simples, o Vasco poderá escolher o adversário que quer enfrentar na semifinal.
Se decidir perder, vai ficar em quarto lugar e pega o Fluminense que terá direito a dois resultados iguais. Se o time de São Januário preferir o empate, sobe para 20, passa o Volta Redonda e vai enfrentar o Flamengo, também com a desvantagem de o adversário poder ter dois resultado iguais. Se o Vasco optar e conseguir a vitória, aí termina em segundo lugar, passa o Flamengo e o enfrenta do mesmo jeito, só que neste caso, a vantagem passa a ser do Vasco que poderá jogar por dois resultados iguais e terá a partida da volta jogada em seus domínios, isso, pelo menos em princípio. É bem provável que um jogo desses aconteça no Maracanã.
Notaram que o Botafogo nem é citado entre os times da semifinal ? Pois é, o Fogão do empresário John Textor que disse “Se não quisesse ganhar títulos, teria comprado o Londrina”, perdeu por 1 a 0 ontem para a frágil Portuguesa e está fora da disputa do título do campeonato carioca.
Se o Vasco pode escolher entre jogar contra o Flu ou o Fla, o Botafogo só pode escolher o silêncio e se preparar para a partida da segunda fase da Copa do Brasil contra o Brasiliense no próximo dia 15 em seus domínios. Lembrando que o Botafogo só passou de fase porque fez o gol de empate contra o Sergipe aos 55 do segundo-tempo; algo que provocou revolta em todo o estado do nordeste. Por lá dizem que, o jogo só acabou porque o Botafogo empatou, senão estariam jogando até agora.
Entre incoerências, incompetências e indícios de erros, o futebol brasileiro prossegue a trancos e barrancos.