Em vigor desde julho de 2021, a Lei Estadual 20.650/2021 já prevê o desvio das linhas férreas de municípios de Regiões Metropolitanas no Paraná nos próximos contratos de concessão ferroviários, que acontecerão em 2027. A Lei foi proposta pelos deputados estaduais Evandro Araújo (PSD), Delegado Jacovós (PL), Marcio Pacheco (PDT), e os ex-deputados Delegado Francischini e Michele Caputo.
Além do desvio dos trilhos, a Lei exige a otimização da infraestrutura ferroviária, modernização e atualização dos sistemas; a garantia mínima dos padrões de segurança do tráfego ferroviário exigidos tanto pela legislação vigente, quanto pelo Ministério dos Transportes; e a instalação de placas
ou quadros que contenham informações sobre o serviço, rotas, preço da passagem, duração da viagem, etc.
”O novo traçado para os trens de carga contribuirá com a logística do escoamento de produtos importantes, além de amenizar dados preocupantes de acidentes e mortes. Representa mais segurança para as famílias paranaenses”, disse o deputado Evandro.
As linhas já existentes podem ser ocupadas por outros modais de transporte, como os veículos leves sobre trilhos, auxiliando também no trânsito da cidade. E ainda a reurbanização, com áreas para lazer e espaços culturais.
ACIDENTE REACENDE DISCUSSÃO
Na última quinta-feira, 09 de março, um trágico acidente aconteceu na cidade de Jandaia do Sul. Três pessoas morreram após uma locomotiva colidir contra um ônibus escolar com alunos da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae). Duas meninas, de 10 e 15 anos, e uma cozinheira da Apae, de 55 anos, entraram em óbito. Outras 12 vítimas do acidente estão internadas e 14 receberam alta hospitalar.