O Governo do Estado autorizou nesta terça-feira (28) a abertura de 18 novos leitos pediátricos no Hospital Universitário Regional de Maringá (HUM). A iniciativa é uma parceria entre as secretarias de saúde estadual e municipal.
A superintendente do HUM, Cremilde Trindade Radovanovic, disse que a abertura desses leitos possibilitará o atendimento de crianças com complicações respiratórias neste período de crise e alta demanda nos municípios da 15ª Regional de Saúde. “Estamos trabalhando juntos com a Sesa e a Secretaria municipal no implemento de equipamentos e recursos humanos. Destaco o trabalho de toda equipe diretiva do HUM para garantir os novos leitos e desta forma assegurar assistência adequada para todas essas crianças”, disse.
“Esse reforço é para enfrentamento da crise sazonal de infecções respiratórias. Os casos com a prevalência de vírus sincicial respiratório, principalmente nas crianças, muitas vezes evoluem para complicações que necessitam de internamentos, por isso essa ampliação é tão importante”, disse o secretário de Estado da Saúde, César Neves. A pasta está monitorando a ocupação do Estado e prevê a abertura de novos leitos de acordo com a necessidade de cada região.
“Este é um momento de pressão sob o sistema hospitalar e não podemos medir esforços para viabilizar a ampliação de leitos de UTI e enfermaria para o atendimento das crianças acometidas por essas viroses. Este é mais um exemplo da perfeita sinergia que existe entre o Poder Executivo municipal, estadual e o HU, que é um grande parceiro em todas as ações”, acrescentou Clóvis Melo.
Em Março os casos de infecções respiratórias em crianças atendidas no HUM dobrou em relação ao mês anterior. Hoje, cerca de 80% dos atendimentos realizados pela equipe pediátrica são por este motivo. A maioria são em crianças menores de 2 anos de idade.
Uso de Máscara
Considerando Nota Técnica 01/2023 emitida pela Secretaria Estadual de Saúde (SESA) que atualiza as orientações a serem adotadas pelos estabelecimentos de saúde durante o período de internamento. A equipe diretiva do HUM resolveu reestabelecer a obrigatoriedade do uso de máscaras dentro do ambiente hospitalar.
Ainda de acordo com o documento da SESA, é necessário adotar cuidados como manter a distância mínima de um metro entre os leitos dos pacientes internados; restringir o número de pessoas dentro dos locais de internamento; manter o local arejado; usar equipamento de proteção individual (EPI) apropriado; reforçar junto aos profissionais e equipes as orientações quanto medidas de prevenção, incluindo as precauções e a higiene das mãos nos momentos adequados, entre outros.