Com 15 vitórias e 2 empates no certame, o Athletico Paranaense se sagrou campeão paranaense segurando o Cascavel neste domingo. O time visitante pressionou muito no final do segundo tempo, mas não saiu do zero. O empate deu o título ao Athletico do certame 2023 já que na ida o Furacão havia vencido fora por 2 a 1.
O JOGO
O Athletico começou com a faixa de campeão no peito a partida da volta da final do Paranaense 2023na tarde deste domingo, 9 de abril. O empate lhe dava o título e uma derrota por um gol, algo quase inimaginável para o torcedor do Furacão, aí sim, a disputa do título iria para os pênaltis.
O Cascavel já cumpriu neste campeonato, as façanhas de eliminar o Coritiba nas quartas e o Operário na semifinal. Naquelas ocasiões o Cascavel tinha vencido a partida da ida e nas partidas da volta, segurou o placar e conseguiu se classificar; nesta final, o Cascavel perdeu na ida jogando em casa, e os planos da Cobra para o jogo da volta são diferentes das situações anteriores. Hoje só serve ganhar, e por isso o Cascavel começou jogando de igual para igual e num primeiro tempo de poucas chances, a tentativa de Robinho aos 19 fez o Cascavel mostrar que estava no jogo e que o Athletico não poderia dar o título como algo garantido.
A jogada começa com um erro erro de Terans; a bola fica com Gama que acha com Robinho. O meia arrisca um chute cruzado mas a bola vai para fora. Foi a chance mais clara do primeiro tempo, mas por uma questão de justiça há de se reconhecer que o Athletico chegou mais vezes, só que com menos perigo.
A posse de bola ficou dividida; 52 a 48% para o Cascavel.
SEGUNDO TEMPO:
O equilíbrio também foi característica do segundo tempo, até que aos 19 minutos Vitor Roque roubou bola e deu um chapéu no zagueiro, depois pegou de primeira da entrada da área e quase abriu o placar para o Athletico que continuou cozinhando a Cobra.
O Cascavel tentou aos 29 com Renanzinho que invadiu a área e um pouco desequilibrado tentou o chute que saiu forte mas na direção errada.
Depois disso o Cascavel passou a pressionar mais e encaixou uma sequência de escanteios que colcoaram o Furacão em dificuldades. Aos 31 Bento fez uma linda defesa no chute de Renanzinho
O zagueiro Rafael perdeu um gol feito aos 32. Bola cruzada na área encontra Rafael no segundo pau livre, livrinho, só ele e o gol, mas o toque saiu “espanado” e a bola foi para fora.
Vitor Roque invejou Rafael e também perdeu aos 39 minutos um gol daqueles que qualquer um de nós diria; ‘esse eu também faria’. A bola quicou em frente ao atacante em frente à linha do gol; ele tentou tocar com o peito mas pegou na barriga e escapou de seu controle e acabou passando rente à trave.
Nos 8 minutos de acréscimos não aconteceu nada de relevante; o cansaço venceu o Cascavel e a faixa que começou no peito do Athletico ficou para sempre. O Athletico é campeão Paranaense de 2023.