Termina, na próxima segunda-feira (24), o prazo para as inscrições do 8º Simpósio Internacional de Educação Sexual (Sies), realizado pela Universidade Estadual de Maringá (UEM) e Núcleo de Estudos e Pesquisas em Diversidade Sexual (Nudisex). O evento será realizado de 26 a 28 deste mês sob a temática “Corpos em dissidências: a diferença nas educ(ações) democráticas”.
Nesta edição, a programação será híbrida. As mesas-redondas serão presenciais e os 15 grupos de trabalho poderão ser realizados de forma remota ou presencial. A palestra de abertura, com a psicóloga social, feminista e professora mexicana, Gloria Careaga Pérez, será on-line, mas transmitida presencialmente na UEM. A programação completa pode ser consultada no site do Simpósio.
O Sies é realizado bianualmente desde 2009 e, segundo a coordenadora do evento, professora Eliane Rose Maio, foi um marco muito importante para os estudos e pesquisas de grupos socialmente minorizados.
“Na primeira edição, esperávamos 150 pessoas e tivemos mil e 200 participantes. Isso comprovou que temas envolvendo sexualidade, gênero, violência de gênero e questões LGBTQIA+ chamavam muito a atenção, e nunca tinham sido dialogadas dentro da UEM. Foi um marco.”
Apesar de ser principalmente destinado à pesquisadores da área da Educação, professores de todos os níveis de ensino e estudantes de graduação e de pós-graduação, que se dedicam aos estudos de gênero, corpo e sexualidade em seus diversos espectros e perspectivas teórico-ativistas, a coordenadora acredita que todos deveriam participar.
“É um evento para ensinar e incomodar. Vamos abordar temáticas que são pouco ou quase nada ainda estudadas nos cursos que a universidade oferece, discutindo como trabalhar essas questões nos espaços e ter uma sociedade mais igualitária, solidária e plural”, afirma.
Tanto ouvintes quanto pessoas, que tiveram trabalhos aprovados para apresentação, devem se inscrever e efetuar o pagamento da taxa de inscrição pelo site do Sies até dia 24 para garantir sua vaga. A taxa de inscrição é de R$50 e o certificado de participação será de 32 horas. ASC/UEM