O deputado Luiz Claudio Romanelli (PSD) afirmou nesta sexta-feira, 26, que os quatro encontros regionais realizados durante a semana, em parceria com a secretaria estadual do Planejamento, para discutir programas, ferramentas e leis que tratam de investimentos e ações do Estado, nos médio e longo prazos, ajudaram a aproximar a Assembleia Legislativa da sociedade.
“Debatemos o Paraná do futuro em conjunto com lideranças, gestores públicos, agentes políticos e com a sociedade civil organizada. Apresentamos instrumentos de gestão pública e ouvimos demandas que ajudarão o Estado a desenhar um mapa que vai permitir ao Paraná avançar mais rapidamente no seu desenvolvimento socioeconômico”, afirmou Romanelli, que preside a Comissão de Orçamento da Assembleia Legislativa.
Os encontros regionais foram organizados pelo secretário estadual do Planejamento, Guto Silva, e aconteceram em Castro, Ponta Grossa, Francisco Beltrão e Pato Branco, entre quinta e sexta-feira. A ação conjunta entre o Executivo e o Legislativo aconteceu dentro do projeto Rede 399, que debateu iniciativas como o Conecta399, o programa Paraná Produtivo e as leis orçamentárias, com foco no Plano Plurianual (PPA), que será elaborado neste ano, com validade para o período de 2024 até 2027.
“O PPA é uma bússola, mas também serve de mapa. Ele orienta as políticas públicas que depois são executadas com os recursos do orçamento”, explicou Romanelli. “É importante ouvir todas as regiões e conhecer a demandas, para que o plano contemple as necessidades identificadas por quem vive fora da Capital, onde o PPA normalmente era escrito. Estes encontros são inovadores e históricos dentro da gestão do Estado”, salientou o deputado.
Para o secretário Guto Silva, a parceria de trabalho entre o governo e a Assembleia Legislativa é fundamental para planejar os investimentos públicos, respeitando as reivindicações regionais. “O projeto Rede399 surgiu da necessidade de fazer uma discussão ampla com a sociedade, sobretudo com as governanças que reúnem as entidades regionais, pois ninguém sabe mais sobre a realidade local do que os atores de cada região”, afirmou. “Com esta iniciativa, o planejamento regional será inserido no orçamento do Estado”.
Os quatro primeiros encontros regionais, unindo Executivo e Legislativo, tiveram ampla participação da sociedade e de autoridades. Como presidente da Comissão de Orçamento, Romanelli representou a Assembleia, mas outros parlamentares também puderam contribuir com as discussões. Estiveram presentes os deputados Evandro Araújo (PSD), que é o relator do PPA a do orçamento, Moacir Fadel (PSD), Vilmar Reichembach (PSD), Adão Litro (PSD), Luiz Fernando Guerra (UB), Luis Corti (PSB) e a deputada Luciana Rafagnin (PT). ASC