Duas coreografias de contemporâneo da Associação Cultural Espaço Nelson Verri foram selecionadas para a final da Mostra Paranaense de Dança 2023, que acontecerá entre os dias 09 e 11 de junho, no Teatro Guairá, em Curitiba (PR). As seletivas iniciaram em 20 de abril, pela capital paranaense, e passaram pelas cidades de Ponta Grossa, Toledo e Apucarana. A entidade maringaense sem fins lucrativos participou da seleção nesse domingo (28), com seis coreografias. Ao todo, o Espaço Nelson Verri levou para a seletiva da cidade apucaranense 134 pessoas (bailarinos, pais de alunos e direção). A tradicional Mostra de Dança celebra a arte de dançar no estado.
A coreografia do Espaço selecionada para a final da mostra no Teatro Guairão é a “Luz, o calor da vida”. Já a coreografia “A vida no sertão” irá se apresentar no Palco Aberto da Mostra, que acontecerá no Memorial de Curitiba, entre os dias 10 e 11 de junho. As seis coreografias apresentadas pelo Espaço na seletiva de Apucarana foram:
– Luz, o calor da vida/ Grupo Contemporâneo (selecionada para a final)
– A vida no Sertão/ Grupo Contemporâneo (selecionada para o Palco Aberto)
– Meu Brasil, Minha Folia/ Grupo Jazz
– Favela/ Grupo Street Dance
– Castelo Ra Tim Bum/ Grupo Jazz
– Não Mais Calar/ Duo Jazz
Os participantes da seletiva têm entre 7 e 30 anos. Uma das coordenadoras do Espaço, Vitoria Verri, conta como foi a seletiva. “Estávamos bem ansiosos, mas os pequenos bailarinos deram um show. Se divertiram muito e mostraram o que aprenderam na entidade. Ficamos muito felizes com a seleção das coreografias”, diz Vitoria.
O vereador Mario Verri, presidente fundador do Espaço, também está contente com a participação na seletiva. “A gente vê o quanto os nossos alunos são aplicados e o quanto evoluíram na dança. Então, sermos selecionados para a final desta tradicional Mostra Paranaense com duas coreografias de grupos de contemporâneo nos enche de orgulho, pois sabemos que estamos conduzindo o nosso projeto de inclusão social de dança da maneira certa e com qualidade”, destaca Verri.
Após pandemia, a Mostra Paranaense de Dança retorna às apresentações presenciais neste ano de 2023. E a programação desta edição é ainda mais especial, pois inclui apresentações do Balé do Teatro Guairá, do Ballet de Londrina e oficinas de dança. Outras informações sobre o evento no site:
Conheça o Espaço
A Associação Cultural Espaço Nelson Verri existe em Maringá há 18 anos, porque entende que a cultura, esporte e lazer mudam vidas. No local, são ofertadas aulas de ballet, jazz, street, break, contemporâneo, neoclássico, ritmos, ginástica, pilates, yoga e alongamento. A proposta é de cidadania e promoção cultural aos moradores.
Neste período de existência, mais de 14 mil crianças, jovens e adultos de Maringá foram atendidos pelo Espaço Nelson Verri. Somente em 2023, são quase 1 mil alunos inscritos em várias atividades culturais e esportivas.
O vereador Mario Verri, presidente fundador do Espaço, defende o fomento à dança. “A cultura também transforma a vida das pessoas, assim como o esporte e o lazer. E a dança, em especial, une comunidades e gera a sensação de pertencimento ao indivíduo”, finaliza Verri.
Criado em 1º de maio de 2005, o Espaço Nelson Verri foi declarado entidade de utilidade pública de Maringá pela Lei Municipal nº 7.387 de dezembro de 2006. Desde então, a associação cultural é uma entidade sem fins lucrativos, com estatuto próprio, mantida com ajuda de empresários e de promoções. É o maior projeto de inclusão social por meio da dança no município e funciona sem apoio de verba pública. ASC