Termina amanhã o Mutirão de renegociação de superendividamentos do Procon de Maringá. Nos últimos três dias, o orgão de defesa do consumidor intermediou em modo intensivo negociações com empresas credoras e cidadãos que estão com débitos que aumentaram muito por falta de pagamento com a aplicação de juros e multas. Entre os principais credores estão empresas de telefonia, energia elétrica, fornecimento de água, mas os campeões entre os geradores de dívidas são os cartões de crédito.
O coordenador do Procon de Maringá, Flávio Mantovani, explica que é importante que a cidadania renegocie suas dívidas através da Lei de Superindividamentos, e que o Mutirão é uma ocasião em que se consegue fazer isso de forma mais ágil.
“É importante lembrarmos que quem não conseguir comparecer ao Procon até amanhã, pode vir em outros dias, pois a Lei de Superendividamento possibilita a renegociação a qualquer momento; neste perído há mais agilidade porque colocamos grande parte de nosso efetivo de servidores à disposição desse tipo de negociação; após o fim do Mutirão, pode acontecer que seja necessário agendar para dias posteriores, mas o Procon sempre estará à disposição para ajudar o cidadão a recuperar o crédito”, explica Mantovani.
Até amanhã, o cidadão pode ir a partir das 8 da manhã à sede do Procon que fica na esquina das avenidas Horácio Raccanello com Duque de Caxias sem necessidade de agendamento. O atendimento acontece por ordem de chegada.
Os atendimentos no mutirão serão entre 8h e 17h. A ação é destinada somente para pessoas físicas com débitos em atraso com bancos ou financeiras. A dívida não pode estar relacionada com bens dados em garantia.
Os interessados devem apresentar documentos pessoais, comprovante de endereço e cópias, prints ou documentos sobre a dívida. Após o registro de pedido de renegociação, a empresa ou banco tem prazo de dez dias para responder ou apresentar proposta sobre o caso.
LEI
A renegociação para superendividados está prevista na
Lei Federal número 14.181/21. O superendividamento
acontece quando a pessoa não consegue mais pagar o que deve.
CANAIS DO PROCON:
• Whats app: (44) 98402-0433 ou 98402-0278
• Atendimento: 151
• E-mail: procon@maringa.pr.gov.br