A Guarda Civil Municipal completou 16 anos nesta segunda-feira, 28, com uma série de homenagens aos agentes pelos serviços prestados à comunidade. O evento realizado no Auditório Hélio Moreira contou com a entrega de honrarias a servidores da instituição, que é referência no Estado pelos investimentos em tecnologia e capacitação.
A comemoração contou com a entrega das ′Medalhas 28 de Agosto′ para 45 agentes com mais de dez anos de trabalho pelo comprometimento com a função e a corporação. Outros sete nomes receberam honrarias por atos de bravura ocorridos no último ano.
“Quero agradecer a todos vocês que integram a Guarda Civil Municipal pela dedicação em prol da segurança da nossa cidade. Nos últimos anos transformamos a instituição. Quem está aqui há anos sabe bem o que era a Guarda em 2016 e o que é hoje. Estamos totalmente diferentes: uma Guarda treinada, capacitada, armada, valorizada, com plano de carreira e estatuto próprio”, destacou o prefeito Ulisses Maia.
São mais de 120 agentes que participam das ações de segurança e bem-estar em operações integradas com as polícias, bombeiros e demais secretarias. Nos últimos 12 meses, cerca de dez mil atendimentos foram realizados pelos agentes.
Em 2023, a instituição ganhou um reforço importante com a criação do Centro de Controle Integrado (CCI), sistema de monitoramento moderno e inteligente que conta com 70 câmeras de reconhecimento facial e de placas de veículos. A gestão municipal investiu R$ 5,7 milhões na construção do Centro. Nos primeiros seis meses de funcionamento foram 80 atendimentos relacionados ao CCI, sendo que quase 50% foram feitos em conjunto com a Polícia Militar.
O secretário de Segurança, Ivan Quartaroli, destacou os avanços da gestão municipal para o aprimoramento da Guarda. “Hoje, a Secretaria de Segurança é uma realidade. Veio na gestão do Ulisses Maia e, com isso, veio também a valorização, com a criação do estatuto próprio da Guarda e investimentos em toda a estrutura da instituição”, disse.
O prefeito Ulisses Maia e o secretário Ivan Quartaroli receberam a medalha de prata ′Estevão de Almeida Chaves′ das mãos da comandante da Guarda Civil Municipal, Sílvia Regina de Jesus Ferreira, pelo comprometimento da gestão com os agentes. Na sequência, Sílvia recebeu uma homenagem pelos dois anos de comando da Guarda.
Na atual gestão, a Guarda Civil Municipal passou a ter uma nova sede e investimento contínuo em capacitação e tecnologia, além da criação da Escola de Formação, a Patrulha Maria da Penha e a Patrulha Escolar.