Segundo o Ranking de Competitividade dos Municípios Maringá é hoje a cidade mais eficiente do Brasil para a abertura de empresas.
A prefeitura atribui o posicionamento à medidas como o aperfeiçoamento dos processos, ao método de classificação das atividades econômicas distintas por níveis de risco que vão de baixo a alto e ao investimento na capacitação dos servidores
A classificação de risco baixa proporciona ao contribuinte o recebimento do alvará em apenas algumas horas. Para os empreendimentos com risco médio é emitido um alvará provisório por 60 dias, para que as vistorias necessárias sejam feitas neste período e as de risco maior à população e ao ambiente são fiscalizadas previamente.
“A integração e a inteligência na gestão entre as secretarias municipais aceleram e desburocratizam os processos, trazendo eficiência e benefícios imediatos para a sociedade. Maringá é referência nacional em mais este quesito”, afirma o prefeito Ulisses Maia.
A aceleração econômica, o fortalecimento do empreendedorismo, o oferecimento de benefícios para a atração de investidores, direcionamento de recursos expressivos para a infraestrutura, saúde e educação que impactam diretamente a qualidade de vida, além de ações de sustentabilidade e preservação do meio ambiente e transparência no gerenciamento dos recursos públicos, fizeram com que Maringá recebesse diversos prêmios e reconhecimentos por diferentes instituições, como a Organização das Nações Unidas (ONU), Controladoria-Geral da União (CGU) e Tribunal de Contas do Paraná (TC-PR), explica o prefeito
Segundo a prefeitura, o sistema de classificação implantado pela secretária de Fazenda de Maringá começou a ser copiado em outras cidades do estado e hoje já se tornou referência para os municípios.