O nome do próximo presidente da Associação dos Municípios do Setentrião Paranaense (Amusep) será conhecido no dia 23 de novembro. A data da eleição dos integrantes da Diretoria da entidade, Gestão 2024, foi definida na tarde desta sexta-feira (27), durante reunião mensal de prefeitos. O encontro ocorreu na sede do Escritório Regional do Sebrae Paraná, em Maringá, e contou com a presença do presidente da Associação de Municípios do Paraná (AMP), prefeito de Santa Cecília do Pavão, Edimar Aparecido Pereira dos Santos.
Com a deliberação, a Amusep vai publicar o edital de convocação, com as regras e prazos para a inscrição de chapas para concorrer ao pleito. Os mandatos das diretorias têm a duração de um ano. Pelo Estatuto, as eleições podem ser convocadas até a segunda semana de dezembro. Este ano os prefeitos decidiram antecipar, porque no dia 23 vai ocorrer um evento regional e a maioria dos gestores vai estar presente. Outro motivo é a intensa programação de eventos e confraternizações, agendada para celebrar as festas de Fim de Ano.
Torneio de Futebol Suíço
No encontro, foi anunciada a data e a sede do II Torneio Regional de Futebol Suíço da Amusep. A competição ocorrerá em São Jorge do Ivaí, no dia três de dezembro. A novidade será a disputa de Beach Tennis. Na primeira edição realizada em Munhoz de Mello, no dia cinco de agosto, o município de Jardim Olinda conquistou o título de campeão.
AMP
Para aproveitar a presença do presidente da AMP na reunião, os prefeitos solicitaram que a associação estadual inclua na pauta gestões junto ao Governo do Estado para antecipar ou liberar uma cota extra no repasse dos valores arrecadados com o Imposto Sobre Circulação de Mercadorias e Prestação de Serviços (ICMS). Edimar dos Santos se comprometeu em estudar o assunto, mas adiantou considerar a antecipação “um paliativo”, que ameniza um problema atual para provocar outro no futuro.
De acordo com Santos, a AMP está atenta e busca encontrar novos caminhos para ampliar o repasse de recursos, por meio do Governo do Estado. “A equipe do Governador Ratinho Júnior monitora e está sensível ao problema de falta de caixa enfrentado pela maioria das prefeituras do Estado. Esperamos ter boas notícias até o fim do ano”, destacou.
Em relação ao Governo Federal, ressaltou que até o dia 30 de novembro será feito o depósito da compensação do Fundo de Participação dos Municípios (FPM), principal fonte de recursos de grande parte das prefeituras. Aproveitou para elogiar e parabenizar a Amusep, o Sebrae e o Software By Maringá pela realização do Inova Amusep, evento que antecede a realização do encontro de prefeitos.
Mestrado
Outro item da pauta foi a proposta de estabelecer um convênio entre a Amusep e a Universidade Estadual de Maringá (UEM) para abrir uma turma de mestrado profissional na área de assistência farmacêutica, para os servidores concursados das prefeituras da região. A ideia foi apresentada pelo professor doutor Marco Antônio Costa. Os prefeitos aprovaram e serão abertas 30 vagas, para serem distribuídas entre os municípios que tiverem interesse.
Enriquecedor
Para o presidente da Amusep, prefeito de Ângulo, Rogério Aparecido Bernardo, a sexta-feira foi “enriquecedora, inspiradora e contagiante”. O dia começou com a primeira edição do Inova Amusep, que criou um ambiente propício para motivar os gestores públicos a ingressarem no universo da inovação, e terminou com a reunião, “muito produtiva”, de prefeitos. “Iniciamos uma longa jornada para tornar a gestão pública mais eficiente e dar um salto qualitativo na prestação dos serviços oferecidos para a população”, frisou.