A primeira ministra italiana Giorgia Meloni foi enganada por Vovan & Lexus, dois comediantes russos que telefonaram para a sede do Governo Italiano de Pallazo Chigi e se apresentaram como Moussa Faki, Presidente della Commissione dell’Unione Africana.
Uma falha do conselheiro diplomático – Francesco Talò, que não verificou a veracidade da identidade do interlocutor, consentiu que os comediantes conversasse telefonicamente com a primeira ministra por mais de meia hora.
Na Itália, a mídia se pergunta, como tenha sido possível que tal coisa tenha acontecido no ambiente que deveria ser o mais protegido do país, e esse questionamento, culminou com a demissão do conselheiro diplomático. Outro aspecto que foi motivo de memes, scatches em programas de tv e muitas gozações, foi que os russos, nem tentaram disfarçar o forte sotaque que os distingue.
No passado, os mesmos comediantes já haviam enganado Elton John. Naquele episódio, eles se fizeram passar nada mais, nada menos do que por Vladimir Putin.
Certo é que a mancada da primeira ministra mexeu e muito com as estruturas do governo e de sua maioria no Parlamento que tentou dizer que foi algo superficial e sem valor, e que a primeira ministra é vítima de uma brincadeira sem graça, mas não colou. A oposição pegou pesado com Giorgia Meloni, e pediu a cabeça da primeira ministra.
Durante o telefonema que foi gravado e transmitido na rádio onde os comediantes trabalham, a primeira ministra falou de imigração ilegal; disse que a Itália foi abondanada pela União Europeia e que a situação huminitária com a chegada em barcos lotados na Itália de mais de 30 mil estrangeiros ilegais provenientes da Africa. Depois,
Meloni comentou o prolongamento da guerra na Ucrânia e quando os comediantes lamentaram a falta de recursos em prol da África, a primeira ministra disse que a guerra entre ucranianos e russos já cansou e que era preciso encontrar uma saída que fosse boa para os dois países e ,“que os ucranianos estão fazendo aquilo que devem fazer, o que é justo fazer e que nós (governo italiano) procuramos ajudá-los”. No início da guerra, Meloni havia dito publicamente que “a Itália deveria apostar na Ucrânia”. A frase provocou grande embaraço à Itália, já que colocar-se publicamente contra Vladimir Putin, não foi considerado algo inteligente.
O monólogo do artista comediante italiano percorreu em modo divertido e irônico os momentos mais eclatantes do telefonema enganoso. O vídeo pode ser conferido logo abaixo:
“Bastaria ter usado o zoom, que teria conseguido ver que não estava falando com quem pensava falar”, comenta ironicamente o comediante Maurizio Crozza.