Com a chegada de um novo temporal, que atingiu as regiões Noroeste e Norte do Paraná na manhã deste domingo, 19, provocando desligamentos em diversas localidades, a Copel registra 79 mil unidades consumidoras sem energia em todo o Estado no momento. Os estragos foram causados por descargas atmosféricas e ventos de até 70km/h, conforme dados do Simepar. Eles somam-se aos danos provocados por outra tempestade, que atingiu as regiões Leste e Centro-Sul do Paraná na tarde deste sábado, 18.
No momento, as cidades mais afetadas são Londrina,
com 11 mil imóveis desligados, Maringá, com 9 mil,
Cambé, com 8 mil, Ponta Grossa, com 4,6 mil, e
Curitiba, com 3,3 mil desligados.
Em todo o Estado, as equipes trabalham no conserto de 3,7 mil serviços emergenciais espalhados por diversos municípios. Cada serviço representa um dano à rede que precisa ser verificado e reparado. Até o momento, a companhia registrou 35 postes quebrados na Região Centro-Sul (a maior parte em Ponta Grossa) e outros 35 na Região Leste. O conserto da rede continua ao longo deste domingo, 19.
SEGURANÇA – A Copel lembra que, em ocorrências climáticas como esta, é importante o cuidado com a segurança. A população deve manter distância de locais onde haja fios rompidos ou postes quebrados, e acionar a concessionária através do número 0800 51 00 116.
FALTA DE LUZ – A comunicação sobre falta de luz pode ser feita pelo telefone, mas também por meio do aplicativo para celulares, pelo site www.copel.com e pelo número de WhatsApp 41 3013-8973. Sem internet, o aviso ainda pode ser enviado à Copel por meio de mensagem de texto (SMS) para o número 28593, escrevendo as letras “SL”, de “sem luz”, mais o número da unidade consumidora, que se encontra destacada no cabeçalho da conta de luz.