O deputado Luiz Claudio Romanelli (PSD) disse que a inauguração do Hospital Regional Pioneiro Amin Hannouche, realizada nesta sexta-feira, 8, em Cornélio Procópio, encerra um longo ciclo de esforços para colocar a unidade hospitalar em funcionamento. O hospital vai atender prioritariamente os 21 municípios que integram a 18ª. Regional de Saúde do Estado.
“O desafio do hospital regional está resolvido. É uma grande alegria, um alívio e um orgulho por cumprir mais um compromisso”, disse Romanelli. “Diferente do que se faz em outros lugares, não é apenas a inauguração de um prédio, aqui temos os equipamentos necessários e uma equipe pronta para atender a população com um serviço público de qualidade”, acrescentou ao destacar a condução do processo pelo prefeito Amin Hannouche (PSD).
“Transformamos um sonho em realidade. É para isso que serve a política. Se não for assim, a política não serve para nada”, ressaltou o deputado. Ele relatou que desde 2008, quando surgiu a ideia da construção do hospital regional, houve uma grande articulação política para a liberação de recursos federais para a realização da obra e, mais recentemente, o Governo do Estado assegurou o valor necessário para a compra de equipamentos e do mobiliário.
Apoio – Romanelli fez questão de citar que o trabalho no âmbito federal foi iniciado pelo ex-senador Osmar Dias e logo teve apoio de paranaenses que integraram o primeiro governo Lula, como o ex-ministro do Planejamento Paulo Bernardo (PT) e a deputada federal Gleisi Hoffmann (PT), que era ministra da Casa Civil. Ele também enalteceu o papel do ex-deputado federal Alex Canziani e do deputado federal e ex-ministro da Saúde Ricardo Barros (PP).
Segundo o deputado Romanelli, a conclusão do hospital também teve grande estímulo na gestão do ex-governador Beto Richa (PSDB) e, agora, recebeu uma contribuição fundamental do atual secretário estadual da Saúde, Beto Preto (PSD), e principalmente do governador Ratinho Junior (PSD). “O governador soube ouvir a nossa demanda e foi sensível na solução para liberar os recursos para termos o hospital pronto e equipado”, afirmou.
Estrutura – O hospital tem 7,6 mil metros quadrados,118 leitos, UTI adulto, Unidade de Internação Pediátrica, Centro Cirúrgico, Pronto Atendimento, Ambulatório e está apto a realizar cirurgias eletivas, gerais, vasculares e de urologia. A Santa Casa de São Bernardo do Campo, que tem extensa expertise em administração hospitalar e foi vitoriosa na licitação, será responsável pela gestão da unidade.
O prefeito Amin Hannouche ressaltou o trabalho do deputado Romanelli, “que sempre esteve envolvido com uma obra que é histórica para a região, que vai atender a quem mais precisa e facilitar a vida de milhares de famílias”. Ele também fez questão de agradecer o apoio do governador Ratinho Junior e do secretário Beto Preto pela realização de uma das “maiores obras físicas do Norte do Paraná”.
Segundo Hannouche, o Hospital Regional de Cornélio Procópio conta com equipamentos modernos, centro cirúrgico estruturado e um serviço de imagem que está entre os mais avançados do Paraná. “No caso da tomografia, só temos outros dois equipamentos semelhantes no Estado atendendo pelo SUS”, destacou.