As ondas de calor são tudo menos diversão sob o sol. O calor extremo pode ser demasiadamente desconfortável e representar sérios riscos para a saúde, especialmente para bebês, crianças, mulheres grávidas e idosos. Sem tomar as devidas precauções, o calor extremo pode causar insolação e, pior ainda, a morte. Como resultado das mudanças climáticas, as ondas de calor estão se tornando mais longas, mais frequentes e mais graves.
Aqui estão algumas dicas de especialistas para ajudar a manter sua família segura durante uma onda de calor, de como reconhecer sinais de insolação e sobre quais ações você deve tomar, se necessário.
O que é uma onda de calor?
As ondas de calor acontecem quando a temperatura está acima do normal por vários dias seguidos.
O que causa uma onda de calor?
As ondas de calor resultam da retenção de ar quente na atmosfera e são um fenômeno climático natural. As ondas de calor estão aumentando em intensidade e frequência devido às mudanças climáticas.
Quem corre maior risco com as ondas de calor?
Muito calor é perigoso para a saúde de todos. Bebês, crianças, mulheres grávidas e idosos são especialmente vulneráveis ao estresse térmico.
Muito calor pode ser mais perigoso para bebês e crianças do que para adultos. A desidratação pode ter sérias consequências para eles, incluindo a morte. O corpo das crianças tem mais dificuldade em regular a temperatura do que o dos adultos e, por isso, meninas e meninos dependem dos adultos para ajudar a protegê-los do calor.
Esteja preparado(a)
- Saiba quão quente e úmido vai ficar hoje, esta semana e este mês para ajudar a planejar atividades externas.
- Saiba como obter ajuda. Anote as informações de contato do profissional de saúde ou serviço de ambulância/transporte mais próximos.
Mantenha sua casa fresca
- Sempre que possível, feche as cortinas durante os períodos mais quentes do dia e abra as janelas durante a noite para refrescar a casa.
- Use ventiladores e aparelhos de ar-condicionado, se disponíveis.
Proteja-se do calor
- Não saia durante os horários mais quentes do dia, se puder evitar. Tente organizar suas atividades mais cedo ou mais tarde, quando está mais fresco.
- Quando estiver ao ar livre, use protetor solar e tente ficar na sombra ou use chapéus e guarda-chuvas para proteção.
Mantenha-se fresco(a) e hidratado(a)
- Beba água em intervalos regulares, antes de sentir sede.
- Em casos de calor, roupas muito quentes podem acelerar a desidratação e o aumento da temperatura corporal. Use roupas leves e soltas. Em dias quentes, o algodão é um material ideal para reduzir a dermatite relacionada ao calor e absorver a transpiração. Da mesma forma, são recomendados lençóis de algodão. Tecidos não respiráveis devem ser evitados.
- Leve consigo uma garrafa de água e uma toalha pequena para se hidratar e se refrescar, colocando a toalha molhada no pescoço.
leia mais aqui: Dicas para bebês, crianças e mulheres grávidas