Temperaturas negativas, combinadas com ventos fortes e nevascas, causaram estragos na quinta-feira nos países nórdicos, deixando milhares de pessoas sem eletricidade, enquanto outros desafiaram o frio durante horas ao verem-se presos em automóveis bloqueados pela neve.
As fortes chuvas na Alemanha, em França e nos Países Baixos também provocaram grandes cheias em regiões que já tinham sofrido inundações nas últimas duas semanas. O mau tempo na Europa já fez pelo menos seis mortes.
Na Suécia, uma nevasca deixou centenas de condutores retidos numa das principais autoestradas do sul do país, na quinta-feira à noite.
Apesar de as autoridades terem conseguido retirar a maioria dos carros enterrados na neve, a estrada esteve encerrada até esta sexta-feira de manhã.
As condições invernosas continuam a causar problemas em todo o país, com acidentes de trânsito no sul e temperaturas tão baixas quanto -43,6°C registadas no norte. Cerca de 4.000 casas ficaram sem eletricidade.
Na vizinha Dinamarca, a polícia alertou as pessoas a evitar viagens desnecessárias enquanto o vento e a neve assolam o norte e o oeste do país.
A circulação de vários serviços de transporte, como ônibus e trem, também foi interrompida em toda a Escandinávia.
As chuvas torrenciais no Reino Unido também obrigaram à retirada de várias pessoas na região centro de Inglaterra.
EURO NEWS