No sudeste do Pará, a silenciosa China explora minério de ferro,manganês, cobre, ouro, bauxita e cassiterita na Serra de Carajás com danos ambientais sem precedentes. Os chineses aprenderam até a usar denominações bem nossas, como Projeto Carajás, Projeto Igarapé ou Mineração Onça Puma à exploração dos 18 bilhões de toneladas de nossas riquezas minerais.
No Paraná, a China , por meio da estatal Merchants PortHolding comprou 90 por cento dos ativos portuários do Porto de Paranaguá por U$2.900 bilhões.
De olho na produção agrícola brasileira no centro- oeste, norte e nordeste, os chineses estão investindo U$2 bilhões em porto no Maranhão.
A segurança alimentar do país está em risco. O projeto de lei 2963 no Congresso Nacional, facilita a liberação de terras agricultáveis para estrangeiros. A China sinaliza discretamente que poderia investir até U$90 bilhões no solo brasileiro, situação que poderia comprometer até a nossa soberania nacional.
Se GOVERNO E POVO nada fizermos HOJE, ainda muito antes do final do século, nossos descendentes disporão não mais que fragmentos do grande Brasil da época dos bisavós deles.
Tadeu França
ex-deputado federal constituinte.