O deputado Luiz Claudio Romanelli (PSD) afirmou nesta terça-feira, 23, que a conquista da casa própria é uma garantia de vida digna para as famílias que mais precisam. “Casa própria é sinônimo de dignidade. Cada entrega de uma nova moradia é sempre um momento de emoção e realização”, disse o deputado na entrega do residencial Esplanada, em Loanda, no Noroeste do Paraná.
As 103 novas moradias entregues pelo governador Ratinho Junior (PSD) atendem famílias com renda de até três salários mínimos. Cada uma delas recebeu subsídio de R$ 15 mil do Estado para quitar a entrada do financiamento feito pela Caixa Econômica Federal. A obra teve investimento de R$ 13,8 milhões.
Romanelli destacou os benefícios do Programa Casa Fácil Paraná, gerido pela Cohapar, e agradeceu ao governador e à equipe responsável pela política habitacional do Estado pelos investimentos feitos em novas moradias. “Juntos, estamos construindo um Paraná mais justo e inclusivo”, ressaltou.
Em Loanda, Romanelli também pontuou o trabalho do prefeito José Maria Fernandes (Pros) para a melhoria da qualidade de vida da população do município. “Um prefeito atuante, resolutivo, que está transformando a realidade de Loanda”, considerou o deputado ao lembrar de diversas ações realizadas na cidade nos últimos anos. “Temos uma parceria firme com o Zé Maria, que garantiu muitos investimentos ao município”.
Demanda – Romanelli foi secretário estadual de habitação e presidente da Cohapar e deixou um legado de mais de 100 mil casas populares construídas em todo o Estado. Ele também é autor da lei que prevê a criação de um fundo estadual para a construção de habitação de interesse social, para atender a camada mais carente da população.
Para o deputado, o Paraná tem uma política habitacional sólida, mas ainda há uma grande demanda por moradias. Por isso, considera fundamental a revitalização do programa Minha Casa, Minha Vida (MCMV) do governo federal. “Com a soma de esforços, com recursos estaduais e federais, podemos reduzir de forma significativa o déficit habitacional e garantir a casa própria para uma boa parcela da população”, disse.