O Cinema na Praça no percurso coberto pela Agência Casa do Verbo continua a colecionar recordes de público. Nos dois primeiros meses e em doze cidades diferentes, o projeto já havia contabilizado mais de 13 mil pessoas em frente a telona de led de 6 metros de comprimeinto por 2 de largura.
No mês de abril, o projeto que é do Governo do Estado do Paraná e que tem financiamento da Lei Paulo Gustavo através do Ministério da Cultura do Governo Federal já passou por outras nove cidades e ainda vai passar por outras duas até domingo, 28.
Na noite desta sexta-feira, 26, foi a vez da população de Guapirama, município que tem menos de 4 mil habitantes e que fica a 160 km de Londrina, lotar a Praça São Roque que recebeu a carreta e a equipe da Casa do Verbo.
Em Guapirama, trabalharam na noite de hoje, assim como vem acontecendo desde a estreia do Projeto em 15 de fevereiro em Pontal do Paraná, profissionais como Rô Fagundes – diretora executiva, Francisco Hernandes – coordenador de montagem estrutural, Milton Lima – coordenador audiovisual, Gilmar Favaro- motorista da carreta, Danilo Corrêa Pinheiro – apoio de produção local e André Pereira – design gráfico e gerenciador de mídias sociais.
O árduo trabalho que começou logo pela manhã com o posicionamento da carreta na praça, foi premiado com a presença de mais de 800 pessoas nas sessões que aconteceram as 19 e as 21 horas.
Em uma noite de clima agradável, o público pôde ter acesso a cinema e pipoca de graça com direito a 400 cadeiras confortáveis disponibilizadas em respeito máximo ao standard estabelecido pelo Governo do Paraná através da Secretaria Estadual de Cultura.
O evento em Guapirama era inédito e foi muito comemorado pelas autoridades locais que apoiaram a iniciativa sem medir esforços para oferecer apoio logístico aos realizadores do Cinema na Praça.
Os reconhecimentos ao Projeto que está levando o Cinema a cidades do Paraná que não possuem salas de exibição, estavam presentes nos breves discursos da diretora do departamento de Educação e Cultura, Adriéli Macedo Moretti e da agente da equipe do departamento de Educação e Cultura, Marcela Cristina Gonçalves de Oliveira.
Entre o público, destaque para a presença do vice-prefeito Einazibe Ursoline de Lima que estava acompanhado por seu chefe de gabinete, Marcelo Fernandes Rodrigues.
Com as exibições dessa sexta, só no mês de abril o CINEMA NA PRAÇA já levou mais 7,4 mil pessoas a assistirem filmes nacionais para toda a família gratuitamente e em locais públicos. No total, já são 21 cidades visitadas para um público total de 20,4 mil pessoas beneficiadas com acesso à Cultura
JUNDIAÍ DO SUL NO SÁBADO E CONGONHINHAS
NO DOMINGO, ENCERRAM AS EXIBIÇÕES DO PROJETO EM ABRIL
Neste sábado, 27, a carreta se muda 27 km ao oeste para Jundiaí do Sul, onde serão exibidos dois filmes a partir das 19 horas na Praça Pio X.
Na primeira sessão será exibido o filme infantil “As Aventuras do Avião Vermelho”, e na segunda, O PALHAÇO com o renomado ator e diretor Selton Mello.
No domingo, últimas duas exibições de abril na cidade de Congonhinhas, sempre as 19 horas – na praça Nossa Senhora da Aparecida.
CONFIRA A LISTA DAS CIDADES QUE O CINEMA NA PRAÇA VAI VISITAR EM MAIO
As informações sobre os locais e horários das exibições dos filmes em cada cidade podem ser lidas no site do projeto – cineparana.com.br.
- SITE – https://cineparana.com.br/
- INSTAGRAM – https://www.instagram.com/cineparana/
SOBRE O PROJETO:
O projeto Cinema na Praça da Secretaria Estadual de Cultura do Governo do Paraná em sua quarta edição é realizado com recursos da Lei Paulo Gustavo através do Ministério da Cultura do Governo Federal e executado pelo Casa do Verbo Assessoria em Gestão Cultural.
A Caravana Cultural mobiliza uma grande equipe de profissionais que até o mês de outubro de 2024 levarão sessões de cinema a espaços públicos de 65 cidades paranaenses que possuem salas de cinema.
Uma carreta baú equipada com um moderno sistema de exibição cinematográfica, contendo painel de Led de 2,5m x 6m, iluminação e sistema de som de alta qualidade estacionará no local escolhido para a realização do projeto.
O “Cinema na Praça” também pensou na comodidade do público, e oferecerá 400 cadeiras e cinquenta tatames. Uma barraca inflável com a identificação visual do projeto servirá de espaço para que o público faça fotos para postar em redes sociais.
O público que comparecer às exibições do “Cinema na Praça”, também vai poder ter pipoca de graça, e para recolher os resíduos produzidos, a organização disponibilizará oito lixeiras que serão dispostas em pontos estratégicos. Entre outras medidas que visam respeitar o meio-ambiente, está a divisão das rotas que limita a distância máxima entre todas as cidades a serem percorrida em 60km
As medidas de acessibilidade para pessoas PCD, também serão respeitadas. As projeções do projeto “Cinema na Praça”, contarão com equipamento para audiodescrição para atender o público cego ou com visão reduzida e também com legendas descritivas para o acesso de pessoas com deficiência auditiva.