A Polícia Federal cumpriu dois mandados de busca e apreensão contra indivíduos suspeitos de armazenar material contendo abuso sexual infantil, nesta sexta-feira (17/5), em Maringá/PR. Nas ações, dois homens foram presos em flagrante com conteúdo de crianças e adolescentes em condições de nudez e sendo abusadas sexualmente.
Além disso, foram apreendidos celulares, computadores portáteis e mídias de armazenamento que serão submetidos à perícia.
Diante da situação, os investigados poderão responder como incurso no delito previsto no artigo 241-B do ECA, com pena máxima de 4 anos de prisão.
Dia Nacional de Combate ao Abuso e Exploração Sexual contra Crianças
De acordo com o Fórum Brasileiro de Segurança Pública, em 2023, foram registrados 56.820 casos de estupro de vulneráveis, com a maioria das ocorrências acontecendo nas residências das vítimas (68,3%). Dados da ONG SAFERNET, registram que, ainda em 2023, houve um recorde de denúncias de crimes praticados contra crianças e adolescentes na internet.
O Dia 18 de maio foi estabelecido pela lei 9.970/2.000 como o Dia Nacional de Combate ao Abuso e a Exploração Sexual contra Crianças e Adolescentes.
A Polícia Federal reforça a importância de pais e responsáveis monitorarem e orientarem seus filhos tanto no ambiente virtual quanto no físico, a fim de protegê-los contra abusos sexuais. A prevenção é essencial para garantir a segurança e o bem-estar de crianças e adolescentes.
Comunicação Social da Polícia Federal em Maringá/PR