“Um total de 9 907 pessoas foram evacuadas na região de Kharkiv”, afirmou o governador Oleg Synegoubov, mais de uma semana após o início do ataque russo no nordeste da Ucrânia.
Duas pessoas morreram na sexta-feira depois de ataques aéreos russos terem atingido Kharkiv, enquanto as tropas ucranianas lutam para travar o avanço russo na região. Os ataques aéreos atingiram a segunda maior cidade da Ucrânia durante o dia, ferindo 25 pessoas e matando duas, de acordo com o presidente da Câmara de Kharkiv, Ihor Terkhov. Na quinta-feira, os alarmes para ataques aéreos soaram durante mais de 16 horas, um recorde desde o início da campanha militar russa.
Os ataques de Moscou também visaram outros territórios, incluindo a região oriental de Donetsk, bem como as regiões de Chernihiv e Sumy, no norte, e a região meridional de Zaporizhzhia. Em Odessa, uma pessoa morreu e outras oito ficaram feridas na sequência dos ataques aéreos russos. Cinco pessoas foram hospitalizadas e três outras foram tratadas no local. As equipas de salvamento disseram que 58 bombeiros e 16 unidades de equipamento combateram um grande incêndio que cobria 8.000 metros quadrados.
Zelensky apela aos cidadãos para que reduzam o consumo de eletricidade
O Presidente ucraniano, Volodymyr Zelenskyy, afirmou na sexta-feira que a “tarefa da Ucrânia é contrariar a tentativa da Rússia de expandir a guerra e impedir que o ocupante rompa a linha da frente e a nossa diplomacia”.
“É claro que estamos a trabalhar para fornecer à Ucrânia mais proteção aérea. Estamos a trabalhar regularmente com todos os nossos parceiros e estamos a convencê-los”, acrescentou Zelenskyy no seu discurso noturno em vídeo.
O Presidente ucraniano também falou sobre a situação atual no setor energético da Ucrânia, depois de as infraestruturas energéticas se terem tornado um dos principais alvos dos ataques russos, e apelou aos ucranianos para estarem atentos ao seu consumo de eletricidade.
Russia’s entire Kharkiv operation boils down to its attempt to weaken our forces along the frontlines while trying to strengthen propaganda, which is also aimed at world leaders. Russia tries to show that it has the ability to shape the course of the war.
Our goal is to thwart… pic.twitter.com/JGsqWERxkS
— Volodymyr Zelenskyy / Володимир Зеленський (@ZelenskyyUa) May 17, 2024
Moscou e Kiev abatem dezenas de drones
O Ministério da Defesa russo mostrou imagens de aviões de guerra e barcos de patrulha russos a destruir seis drones marítimos no Mar Negro.
As defesas aéreas russas abateram 51 drones ucranianos sobre a Crimeia, outros 44 sobre a região russa de Krasnodar e seis sobre a região de Belgorod.
Ao mesmo tempo, as defesas aéreas ucranianas abateram 13 drones de ataque do tipo Shahed, lançados pelos russos a partir da cidade portuária de Primorsko-Akhtarsk, que tem vista para o Mar de Azov.
euro news