A quinta etapa da viagem que o projeto Cinema na Praça nas rotas executadas pela Casa do Verbo – Assessoria em Gestão Cultural começou nesta quarta-feira (19) em Francisco Alves, cidade que fica a 70km de Umuarama e a 227km de Maringá.
A praça Ibrahum Abud Neto recebeu mais de 1 mil pessoas nas duas sessões de filmes exibidas pelo projeto do Governo do Paraná que tem financiamento da Lei Paulo Gustavo através do Ministério da Cultura do Governo Federal.
Francisco Alves foi a 31ª cidade a ser visitada pelo Cinema na Praça. Até o final de setembro, o projeto terá visitado 65 cidades.
De acordo com Danilo Pinheiro – assistente de produção da Casa do Verbo, populares que passavam pelo local onde a gigante estrutura foi montada para exibir so filmes, se mostraram receptivos e ansiosos positivamente com a chegada da carreta em Francisco Alves.
A carreta da Casa do Verbo leva consigo um enorme telão de led com super definição e som de última geração. Ao público é oferecido ainda mais de 400 confortáveis cadeiras, banheiros químicos, tatames para as crianças se sentarem diante do palco, acessibilidade através de filmes legendados, fones com áudio descrição para cegos, fones abafadores para autistas e para pessoas com problemas auditivos. E como cinema sem pipoca não tem graça, o projeto também distribui a guloseima gratuitamente ao público.
Antes das exibições desta noite, a prefeita de Francisco Alves – Milena Silva Rosa, participou do cerimonial de abertura do evento e agradeceu o empenho da equipe da Casa do Verbo que trabalhou muito para que o evento acontecesse na cidade. Ela lembrou também que 19 de junho é uma data muito importante para a sétima arte em nosso país.
“Aproveitem as sessões porque temos o privilégio de receber o Cinema na Praça no DIA DO CINEMA BRASILEIRO, e nós temos que prestigiar. Eu fico muito honrada e muito feliz em poder contribuir para a perpetuação da sétima arte no país e aqui na nossa cidade”, disse a prefeita mais jovem do Paraná com apenas 27 anos.
Em 19 de junho de 1898, Afonso Segreto fez as primeiras imagens
em movimento da Bahia de Guanabara no Rio de Janeiro,
o pioneirismo transformou a data no Dia do Cinema Brasileiro.
Além da prefeita, participaram também Jesse Antunes, presidente da Câmara, a diretora Diretora de cultura, Juliana Saldeira do Nascimento e o secretário de desenvolvimento, Joaquim Júnior.
A diretora de produção da Casa do Verbo – Rô Fagundes comemorou o êxito de público em Francisco Alves.
“Hoje foi um grande sucesso; tivemos mais de 1 mil pessoas aqui na praça e a maioria das pessoas não arredou pé antes do final das exibições. É só o começo dessa quinta etapa da viagem pelo Paraná, porque ainda vamos passar por mais sete cidades da região de Umuarama até dia 29 de junho”, comentou Rô Fagundes.
Nesta quinta, 20, as exibições acontecem em Esperança Nova. Vai ser na Praça Manoel Alvino de Oliveira.
OS FILMES
Assim como em Francisco Alves, em Esperança Nova serão exibidos dois filmes. O primeiro é é um filme infantil que começa as 19h. “As Aventuras do Avião Vermelho”, narra a história de Fernandinho, um menino de 8 anos que um livro de presente. Encantado com a história, Fernandinho decide que precisa de um avião para salvar o Capitão Tormenta – aviador personagem do livro, que está preso no Kamchatka.
À bordo do Avião Vermelho e junto com seus brinquedos favoritos, Ursinho e Chocolate, que ganham a vida com sua imaginação, Fernandinho visita lugares inusitados, como a Lua e o fundo do mar, e percorre diferentes territórios – África, China, Índia, Rússia. Ao longo dessa jornada, ele descobre o prazer da leitura, a importância de ter amigos e o amor do pai. O trailer do filme pode ser assistido clicando neste link.
O segundo filme começa logo em seguida; Tendo como protagonista o ator Selton Mello, “O PALHAÇO” conta a história de Benjamim; ele Benjamim trabalha no Circo Esperança junto com seu pai Valdemar (Paulo José). Juntos, eles formam a dupla de palhaços Pangaré & Puro Sangue e fazem a alegria da plateia. O trailer do filme pode ser assistido clicando neste link.
Mas a vida anda sem graça para Benjamin, que passa por uma crise existencial e assim, volta e meia, pensa em abandonar Lola (Giselle Mota), a mulher que cospe fogo, os irmãos Lorotta (Álamo Facó e Hossen Minussi), Dona Zaira (Teuda Bara) e o resto dos amigos da trupe. Seu pai e amigos lamentam o que está acontecendo com o companheiro, mas entendem que ele precisa encontrar seu caminho por conta própria.
ESTRUTURA OFERECE CONFORTO AO PÚBLICO
Uma carreta baú equipada com um moderno sistema de exibição cinematográfica, contendo painel de Led de 2,5m x 6m, iluminação e sistema de som de alta qualidade estacionará no local escolhido para a realização do projeto.
O “Cinema na Praça” também pensou na comodidade do público, e oferecerá 400 cadeiras e cinquenta tatames. Uma barraca inflável com a identificação visual do projeto servirá de espaço para que o público faça fotos para postar em redes sociais.
O público que comparecer às exibições do “Cinema na Praça”, também vai poder ter pipoca de graça, e para recolher os resíduos produzidos, a organização disponibilizará oito lixeiras que serão dispostas em pontos estratégicos. Entre outras medidas que visam respeitar o meio-ambiente, está a divisão das rotas que limita a distância máxima entre todas as cidades a serem percorrida em 60km
As medidas de acessibilidade para pessoas PCD, também serão respeitadas. As projeções do projeto “Cinema na Praça”, contarão com equipamento para audiodescrição para atender o público cego ou com visão reduzida e também com legendas descritivas para o acesso de pessoas com deficiência auditiva.
As informações sobre os locais e horários das exibições dos filmes em cada cidade podem ser lidas no site do projeto.
- com.br.
- SITE – https://cineparana.com.br/
- INSTAGRAM – https://www.instagram.com/cineparana/