Na tarde desta terça-feira (27), o presidente do Tribunal Regional Eleitoral do Paraná (TRE-PR), desembargador Sigurd Roberto Bengtsson, apresentou o “Pacto Eleições no Caminho da Paz” na Universidade Estadual de Maringá (UEM).
O desembargador Sigurd Roberto Bengtsson destacou que, durante o período eleitoral, as pessoas devem prezar pelo diálogo e pelo debate de ideias. “quando se fala em paz, não se quer dizer ausência de conflito. O conflito faz parte da sociedade, mas o problema é como nós vamos resolvê-lo. Ele deve ser solucionado através de uma cultura da paz, sem ódio e desinformação”.
No encontro, os representantes das entidades presentes foram convidados a assinar o Pacto, por meio de um termo de adesão, que sinaliza um compromisso com a integridade e a serenidade do processo eleitoral no Paraná. Confira a relação das instituições signatárias:
- Arquidiocese de Maringá;
- Associação Comercial de Maringá;
- Central Brasileira de Notícias (CBN Maringá);
- Centro Universitário Cidade Verde (UniCV);
- Cocamar Cooperativa Agroindustrial – Maringá;
- Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) – Subseção Maringá;
- Programa Maringá da Paz, do Núcleo de Justiça Restaurativa;
- Promotoria de Justiça de Maringá;
- Universidade Estadual de Maringá (UEM).
-
Pacto
O Pacto Eleições no Caminho da Paz, que faz parte da campanha “Eleições 2024 no Caminho da Paz”, propõe a adoção de ações de prevenção e combate às fraudes nas cotas de gênero e medidas para educar e conscientizar o eleitorado, como a Central de Combate à Desinformação do TRE-PR, Gralha Confere.
Instituições públicas e privadas de todo o Paraná estão convidadas a assinarem o Pacto. O Termo de Adesão está disponível no site do TRE-PR, que torna pública também a lista das entidades signatárias e os conteúdos de divulgação da campanha.