O candidato a prefeito de Maringá – Silvio Barros (PP), voltou a falar sobre os temas da segurança nas escolas municipais e da falta de vagas nas creches da cidade.
De acordo com Silvio, o objetivo de sua gestão será ampliar o horário de atendimento nas creches e implantar câmeras na escolas municipais.
“Fui o prefeito que mais construiu Centros Municipais de Educação Infantil (CMEIs) na história da cidade, e também fui pioneiro na implantação do período integral nas escolas e na criação da “creche corujinha”, que atende até às 23 horas, facilitando a vida dos pais que trabalham em horários alternativos”, comentou.
Silvio Barros argumenta que o fortalecimento da educação começa nos primeiros anos, tanto na Educação Infantil quanto no Ensino Fundamental, áreas de responsabilidade da prefeitura.
“Tudo começa na alfabetização. Quanto mais cedo a criança aprender a ler e escrever, melhor. Para atingir esse objetivo, vamos fazer um forte investimento em recursos didáticos e tecnologia, seguindo o exemplo de cidades como Alta Floresta, que adotaram novas metodologias de ensino e aumentaram seus índices de alfabetização de 35% para 93%”, exemplifica.
Sobre a falta de vagas nas creches, Barros defende uma solução rápida. “Vamos resolver essa demanda com novas vagas em instituições credenciadas e também com ampliação do horário de atendimento nas creches conveniadas será ampliado. Vamos realizar um mapeamento para identificar as famílias que realmente precisam desse suporte extra, garantindo que os recursos sejam destinados a quem mais precisa. Já no caso dos CMEIs, vamos buscar um acordo com o sindicato e com os servidores.”
Segurança nas escolas
A segurança dos alunos e profissionais também está no radar do candidato do PP. Ele diz que instalará câmeras conectadas diretamente ao comando da Guarda Municipal em todas as escolas, além de disponibilizar um botão de pânico no celular de professores e funcionários para situações de emergência. “O Programa Escola Segura em parceria com a Guarda Municipal e também com o Governo do Estado, por meio da Patrulha Escolar.”