O Exército Israelita anunciou que o Irã já lançou mísseis contra território de Israel. Vários projéteis terão sido lançados contra o território israelita com as sirenes a soarem por todo o país.
As forças militares dizem ainda à população que se mantenha perto dos abrigos de forma a evitar os ataques aéreos.
As ordens para se abrigarem foram enviadas para os celulares dos israelitas e anunciadas na televisão nacional. As estações de televisão emitiram alarmes em partes de Jerusalém e no centro de Israel.
De acordo com a ABC News, que cita uma fonte israelita e um alto funcionário da administração americana, o Irã deverá lançar 240 a 250 mísseis em duas ondas contra quatro alvos em Israel, incluindo o quartel-general da Mossad e três bases aéreas.
Irã já confirmou o ataque
Num anúncio emitido através da televisão estatal, a Guarda Revolucionária do Irã informou que dezenas de mísseis foram lançados contra Israel e avisou que se o país retaliar, a resposta de Teerão será ainda mais “ruinosa”. O Irã acescentou ainda que o ataque a Israel é uma resposta à morte dos líderes do Hezbollah.
Tanto Israel como os Estados Unidos avisaram que haveria consequências se o Irã avançasse para um ataque aéreo contra território israelita.
Entretanto, em Jaffa, a sul de Telavive, sobe para oito o número de mortos num tiroteio, avança o Haaretz. A polícia está tratando o incidente como um ataque terrorista e acredita que os dois atacantes estão no hotel Herzliya, uma área que já está a ser investigada.
Esta tarde os EUA informaram que o Irã estava preparando um ataque “iminente” com mísseis balísticos contra Israel. A informação foi avançada por um alto funcionário da administração norte-americana, que alertou para as “graves consequências” caso tal aconteça.
Em Israel, o porta-voz das IDF, o contra-almirante Daniel Hagari, confirmou que os EUA informaram Israel das intenções iranianas.
“Já lidámos com esta ameaça no passado e vamos lidar com ela agora”, afirmou, dizendo também que qualquer ataque iraniano contra o país “terá consequências”.
Netanyahu avisa israelitas de que estão a chegar “dias de grandes desafios”
Com o início da operação terrestre no Líbano e ainda a ameaça iraniana sobre Israel, Benjamin Netanyahu dirigiriu-se aos israelitas para dizer que “dias de grandes desafios” estão a chegar.
Numa mensagem divulgada nas redes sociais, o primeiro-ministro israelita pediu união aos israelitas e para que “obedeçam de forma rigorosa às diretivas” militares.
“O que vos peço são duas coisas. Uma, que obedeçam rigorosamente às diretivas do Comando da Frente Interna. Isso salva vidas”, afirmou Netanyahu. “E segundo, que se mantenham unidos. Vamos manter-nos firmes nos dias difíceis que se avizinham. Juntos vamos manter-nos, juntos vamos lutar e juntos vamos vencer.”