Para promover a inclusão e proporcionar a vivência em diferentes esportes paralímpicos, a Prefeitura de Maringá, por meio das secretarias de Esporte e Lazer (Sesp) e da Pessoa com Deficiência (Seped), promove a primeira edição da Mostra Paralímpica. A ação será neste sábado, 9, das 8h às 12h, no Ginásio Valdir Pinheiro. A participação é livre para todas as idades, para pessoas com ou sem deficiência.
No evento, a comunidade poderá vivenciar a prática de diferentes modalidades paralímpicas e paradesportivas, como o basquete em cadeira de rodas, handebol em cadeira de rodas, futsal de amputados e de surdos, vôlei sentado, goalball, parabadminton, paraciclismo, tênis de mesa e judô paralímpico.
“O objetivo é proporcionar uma experiência inclusiva para as pessoas com deficiência que desejam praticar um esporte. Ao mesmo tempo, as pessoas sem deficiência poderão ter uma experiência prática e sensorial para compreender as habilidades e desafios dos atletas paralímpicos”, afirma o secretário de Esporte e Lazer, Robson Xavier.
O município realiza o Mapeamento da Pessoa com Deficiência para identificar o número de pessoas com deficiência na cidade e reunir as contribuições desse público para desenvolvimento de ações. Do público identificado até o momento, 40% dessas pessoas não conhecem o movimento paralímpico ou não praticam algum esporte. “Com essa ação, vamos ampliar o contato das pessoas com deficiência com o esporte, que é uma ferramenta potente para a inclusão. O paradesporto é uma possibilidade de ampliar os horizontes dessas pessoas”, destaca a secretária da Pessoa com Deficiência, Maria Elizabeth Dumont Negrelli.
Os projetos TEA em Ação, da Secretaria de Esporte e Lazer, e Movimenta TEA, da Uningá, também farão parte da programação da 1ª Mostra Paralímpica, para auxiliar as crianças no espectro autista que vão participar das atividades. Também haverá emissão da Carteira do Autismo.
Serviço
O que: 1ª Mostra Paralímpica de Maringá
Quando: Sábado, 9, das 8h às 12h
Onde: Ginásio Valdir Pinheiro