A Universidade Estadual de Maringá (UEM) recebeu, ontem (4), no auditório da Federação das Indústrias do Paraná (Fiep), em Curitiba, o Selo Clima Paraná, na categoria A, durante cerimônia solene de outorga do certificado organizada pelo governo estadual.
O selo foi criado pela Secretaria de Estado do Desenvolvimento Sustentável (Sedest) como forma de homenagear as instituições comprometidas em combater às mudanças climáticas e reduzir as emissões de gases do efeito estufa.
Única universidade do Paraná a obter tal reconhecimento neste ano, a UEM desenvolveu um trabalho de excelência, encaminhando a documentação conforme os prazos estabelecidos, de forma a atender os requisitos do Selo. Participaram ativamente deste processo a Reitoria, a Pró-Reitoria de Planejamento e Desenvolvimento Institucional (PLD) e a equipe de trabalho do Comitê Gestor Ambiental (CGA).
“É um momento de muita alegria ver o aumento nessa participação voluntária. É algo que demonstra que o paranaense se preocupa em preservar o patrimônio natural, e quer contribuir para a melhoria das condições ambientais, garantindo assim que nós possamos viver em um espaço territorial cada vez melhor”, destacou o secretário de Estado de Desenvolvimento Sustentável, Everton Souza.
De acordo com o reitor da UEM, Leandro Vanalli, a outorga desse Selo evidencia o impacto positivo das iniciativas da universidade, como a adoção de práticas de gestão sustentável, projetos de extensão e pesquisa voltados à mitigação de emissões de gases de efeito estufa e a promoção de uma cultura de consciência ambiental entre a comunidade acadêmica e a sociedade. Ainda conforme Vanalli, o reconhecimento inspira outras instituições a adotarem práticas semelhantes, contribuindo para um futuro mais sustentável para o Paraná e o Brasil.
Segundo o coordenador da Comissão de Programas de Certificação ODS 2024, professor Rodrigo Camilo, o selo concedido à UEM é um reconhecimento de grande relevância que destaca os esforços da instituição em prol da sustentabilidade e do enfrentamento das mudanças climáticas. “Essa conquista não apenas reforça o compromisso da UEM com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), especialmente o ODS 13 (Ação contra a Mudança Global do Clima), mas também projeta a universidade como um modelo de responsabilidade ambiental nos cenários estadual e nacional”, diz.
A UEM também tem cadeira ativa no Fórum Paranaense de Mudanças Climáticas Globais. Esta instância foi instituída pela Lei nº 16.019, de 19 de dezembro de 2008, funcionando como um instrumento da Política Estadual sobre Mudança do Clima, formalizada por meio da Lei nº 17.133, de 25 de abril de 2012.
Uma das principais finalidade do fórum é ser um espaço de diálogo e cooperação entre os diversos atores da sociedade, incluindo representantes governamentais, especialistas em mudanças climáticas, organizações não governamentais e setor privado.
O selo busca reconhecer as boas práticas ESG (Ambiental, Social e de Governança) desenvolvidas pelas organizações paranaenses e acompanhar os resultados do monitoramento e medidas de mitigação de gases de efeito estufa. ASC/UEM