O Paraná não vai ter representantes no Brasileiro da Série A de 2025. Isso não acontecia desde 1990. E fica sem porque o Athletico Paranaense foi derrotado pelo homônimo mineiro por 1 a 0 na tarde deste domingo em BH. O gol do jogo foi marcado por Rubens, no segundo tempo, pegando o rebote de um pênalti defendido por Mycael. Com a derrota o Athletico terminou o campeonato com 42 pontos se posicionando na 17ª posição. Junto com o Athletico caem também Criciúma, Atletico GO e Cuiabá.
Já o Botafogo (RJ) fez o dever de casa, bateu o São Paulo por 2 a 1 no Rio de Janeiro e ficou com o título de campeão brasileiro depois de 29 anos na fila.
O jogo
Diante da tensão natural com a última rodada, com os dois times com chances matemáticas de serem rebaixados, o confronto começou equilibrado em Belo Horizonte, com o estádio sem torcida. Os mandantes, no entanto, aos poucos foram ficando mais com a bola e mais presentes no ataque.
Aos 12 minutos, por exemplo, Mycael precisou fazer boa defesa no arremate de Rubens. Nos minutos finais do primeiro tempo, o Furacão melhorou e até teve uma chance com Pablo, aos 45. Porém o jogo foi para o intervalo com o placar zerado, o que naquele momento, com a vitória do Bragantino sobre o Criciúma, já estava decretando o rebaixamento do Athletico.
No segundo tempo o Galo voltou melhor, já exigindo uma defesa de Mycael com dois minutos. O arqueiro rubro-negro inclusive evitou um gol olímpico no minuto seguinte.
O Furacão respondeu com Esquivel, parando no goleiro adversário. Já, aos 11, quem teve a chance de abrir o placar foi Cuello, mas novamente o camisa 1 do Galo defendeu.
Com 15 minutos, Mycael fez uma grande defesa no chute de Hulk. A resposta ocorreu aos 24, com Pablo mandando uma bola na trave.
Porém, no minuto seguinte, Erick derrubou Rubens dentro da área. Pênalti. Na cobrança de Hulk, aos 27 minutos, Mycael defendeu. No entanto, no rebote, Rubens mandou para o fundo da rede. 1 a 0 no placar.
Nos minutos finais o Athletico tentou reagir, mas sem sucesso. Com isso e a vitória do Bragantino sobre o Criciúma, ficou concretizado o rebaixamento da equipe paranaense para a Série B.
“Temos que pedir desculpas para o torcedor. Esse ano erramos muito, em muitas partidas. Muita tristeza”, lamentou após a partida o capitão Thiago Heleno, em entrevista ao Premiere.