O preço da Bitcoin atingiu os 107.487 dólares (102.429,74 euros), um novo recorde histórico, na segunda-feira, de acordo com a Marketwatch. A rainha das criptomoedas ganhou mais de 50% desde que Donald Trump ganhou a eleição presidencial no mês passado, com o seu valor a ter subido, até ao momento, cerca de 150% este ano.
O preço da Bitcoin atingiu novos recordes, alimentados pela especulação sobre a possibilidade de os EUA poderem ter uma Reserva Estratégica Bitcoin sob a liderança do presidente Trump, depois de o Tesouro dos EUA ter designado a bitcoin como ouro digital. A reserva estratégica significaria potencialmente que os EUA armazenariam uma grande quantidade desta moeda digital no futuro.
De acordo com a CoinDesk, os EUA não são os únicos a considerar a criação de uma reserva estratégica de Bitcoin. Os legisladores russos estão analisando a viabilidade de criar uma reserva estratégica de bitcoin, em parte para contrariar a ameaça de sanções.
O preço da emblemática criptomoeda também aumentou na sequência da notícia de que a empresa de software MicroStrategy, compradora de Bitcoin, foi selecionada para se juntar ao índice Nasdaq 100 de alta tecnologia, dando ao índice uma exposição indireta à Bitcoin através desta empresa, que detém mais de 2% da oferta global de Bitcoin, no valor de cerca de 42 mil milhões de dólares (40 mil milhões de euros).
Bitcoin parece ser uma das favoritas para 2025
“A Bitcoin ganhou cerca de 3% no último dia, superando ligeiramente o desempenho do mercado em geral”, explicou Alex Kuptsikevich, analista-chefe de mercado daFxPro. “A evolução para o território mais alto de todos os tempos, incluindo o impulso acima dos 106 mil dólares, confirma a tendência de alta.” O analista espera ainda que o preço da Bitcoin suba ainda mais rápido a partir de agora, desde que “notícias inesperadas dos mercados financeiros tradicionais não interrompam esta tendência”.
Outros acreditam que a adesão generalizada pode afetar o preço no novo ano. “A crescente adesão generalizada à Bitcoin é outra narrativa interessante que esperamos para o novo ano”, destacou Chris Crawford, sócio-gerente da Crawford Fund Management.
“À medida que consultores financeiros e instituições integram a Bitcoin nos seus portfólios, a oferta algoritmicamente finita de Bitcoin combinada com várias fontes de crescimento da procura pode encorajar novos aumentos de preços, oferecendo ganhos potenciais em ativos digitais.”
Uma previsão para 2025 da Presto Research, a divisão de pesquisa da empresa de negociação algorítmica Presto, afirma que as instituições participarão no mercado de forma mais significativa no próximo ano, relatou a Marketwatch. Este relatório sugere que a Bitcoin pode chegar aos 210.000 dólares (200.119,50 euros) no próximo ano, impulsionada pela crescente adoção institucional e pela melhoria dos fundamentos do mercado.
EURO NEWS