Os meteorologistas do Simepar (Sistema Meteorológico do Paraná) preveem que este verão, diferente dos anos anteriores, terá poucas ocorrências atípicas.
O boletim foi divulgado nesta quarta-feira (18) e informa que a estação, que começa às 6h20 do sábado (21), não sofrerá a influência em grande escala do fenômeno La Niña, que provoca secas e temperaturas mais elevadas na região Sul.
Ou seja, será um verão típico, com suas temperaturas altas e pancadas de chuva rápidas, principalmente à tarde. Como de costume, os maiores índices de chuva ocorrerão no Litoral. As maiores temperaturas em três regiões: Litoral, Oeste e Norte. Confira a íntegra do boletim no final do texto.
A climatologia indica que o verão é a estação que apresenta maiores acumulados de chuva no Estado do Paraná. Os temporais possivelmente virão acompanhados de vendavais, raios e granizo, e pelo grande volume de chuva em pouco tempo poderão ocasionar alagamentos e outras intempéries urbanas. A tendência é que o regime de chuva do verão 2024/2025 acompanhe a média histórica para a época do ano.