A safra 2024/25 já está a todo vapor no Brasil. Segundo a Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), a previsão de colheita na safra 2024/25 é de 322,3 milhões de toneladas de grãos, um acréscimo de 8,2% em relação à temporada anterior. Para auxiliar os agricultores a impulsionarem a sua produtividade e rentabilidade, a Corteva Agriscience apresenta na 35ª edição do Safratec – Encontro de Soluções em Agronegócios, realizado pela Cocamar Cooperativa Agroindustrial, até o próximo sábado (18/1), em Floresta (PR), suas principais ferramentas em sementes, defensivos químicos e biológicos, incluindo as tecnologias para o controle de plantas daninhas nas áreas de pastagem.
Sementes, tratamento e biotecnologia
Na 35ª edição do evento, a Brevant® Sementes leva seu portfólio de milho. O destaque é o híbrido B2811PWU, lançamento para a safra verão e safrinha. O material conta com sanidade, tolerância ao complexo de enfezamentos e uniformidade de espiga. A marca ainda leva o B2702VYHR, já consolidado na safrinha e reconhecido pelos produtores como um exemplo em qualidade de grãos, boa produção e estabilidade, além do B2801PWU tradicional na safra verão, que em 2023 foi um dos ganhadores do concurso de produtividade da Fundação ABC. O B2801PWU tem alto potencial produtivo, boa sanidade foliar e excelente qualidade de grãos.
Já a Pioneer®, com mais de 50 anos de mercado no Brasil e líder em milho há quase duas décadas, segundo a consultoria Kynetec, apresenta na Feira seus híbridos de milho: P3322PWU, P3282VYH, P40537PWU e P3440PWU.A marca também destaca a variedade de soja 97Y70CE, com a biotecnologia Conkesta E3®.
O Sistema Enlist®, que entra em sua quarta safra no Brasil, traz evolução e uma nova opção de escolha ao agricultor. É formado pelos pilares de Sementes e Biotecnologia, Herbicidas e Genética de Alta Produtividade, aliado à base de Boas Práticas Agrícolas. Variedades de soja com a tecnologia Enlist E3® são tolerantes aos herbicidas Enlist® Colex-D® (novo 2,4-D sal colina), glifosato e glufosinato de amônio. Já as variedades Conkesta E3®, além da tolerância aos três herbicidas, trazem também duas proteínas Bt (Cry1F e Cry1Ac), que auxiliam na proteção contra as principais lagartas na cultura, entre elas, a Lagarta-da-Soja (Anticarsia gemmatalis), Lagarta-Falsa-Medideira (Chrysodeixis includens), Lagarta-Elasmo (Elasmopalpus lignosellus), Lagarta-das-Maçãs (Chloridea virescens) e Lagarta-helicoverpa (Helicoverpa armígera).
Já no pilar de herbicidas, o Enlist® Colex-D® traz inovação por ser um novo sal de 2,4-D e uma nova formulação com eficácia comprovada no controle de plantas daninhas, redução no potencial de deriva de até 90% – quando aplicado com ponta com indução de ar-, ultrabaixa volatilidade e redução de odor, característicos de formulações herbicidas a base de 2,4-D sal amina. Além disso, o produto traz muita flexibilidade ao agricultor, que pode aplicar o herbicida desde a dessecação pré-plantio (plante-aplique/aplique-
Para as sementes da Pioneer® e da Brevant® Sementes, a Corteva conta com a marca LumiGEN™, que engloba produtos, tecnologias e serviços voltados ao tratamento de sementes industrial nas culturas de milho, soja e sorgo. São soluções que atendem às diversas necessidades dos produtores, como fungicidas, inseticidas, bionematicidas e bioestimulantes. Todos os processos de testagem das receitas são realizados dentro do CSAT (Centro de Tecnologia para Tratamento de Sementes) da Corteva e estão integrados ao Seed Apply Technologies (SAT), que engloba tecnologias que ajudam a maximizar a produtividade e a lucratividade da lavoura, com soluções que proporcionam raízes fortes e saudáveis, favorecendo melhor desenvolvimento da planta, com profissionais especializados em tratamento de sementes, e que desenvolvem produtos com foco em desempenho, qualidade e germinação, ajudando na expressão do máximo potencial produtivo da cultura.
Para o Tratamento de Sementes, a Corteva segue levando cada vez mais soluções completas aos agricultores, como o seu lançamento: LumiTreo®, fungicida para o manejo do complexo de doenças iniciais que afetam a cultura da soja, como podridão, tombamento e murchamento. A inovação, exclusiva para o Tratamento de Sementes Industrial (TSI), auxilia a variedade a expressar todo o potencial durante seu ciclo e possui bula para cinco doenças da cultura da soja. LumiTreo® atua desde a semente no controle de podridão radicular e tombamento (Rhizoctonia solani); podridão vermelha da raiz (Fusarium pallidoroseum); antracnose por transmissão via sementes (Colletotrichum truncatum); podridão seca e fungo típico de sementes (Phomopsis sojae) e podridão radicular de fitoftora e oomiceto (Phytophthora sojae).
A empresa conta ainda com o nematicida biológico Lumialza™. A inovação para soja e milho contém a bactéria Bacillus amyloliquefaciens (cepa PTA-4838), organismo natural que coloniza a região da raiz para criar uma barreira biológica para controlar as principais raças de nematoides, como os nematoides-das-galhas (como o Meloidogyne incognita), os nematoides-de-cisto (Heterodera glycines) e nematoides-das-lesões-
Outro destaque nesta área é o inseticida Dermacor®, que está completando 10 anos de mercado e é voltado às três principais culturas da região: soja, milho e algodão. Âncora do portfólio, Dermacor® oferece controle das principais pragas de solo e foliares iniciais, como Elasmo e Spodoptera frugiperda, trazendo ao produtor ótima manutenção do estande e rápido estabelecimento da cultura, maximizando o potencial produtivo da semente tratada.
Manejo biológico
Líder em soluções biológicas, a Corteva destaca no Safratec o fixador foliar de nitrogênio Utrisha™ N, com uso aprovado para soja, milho e batata. A inovação possui uma cepa única da bactéria Methylobacterium symbioticum, que converte o nitrogênio atmosférico que está disponível no ar em amônio, fornecendo nutriente para que a lavoura atinja incremento significativo no seu desenvolvimento e produtividade. Outro diferencial importante é que o nitrogênio decorrente da ação de Utrisha™ N não é suscetível às ocorrências que são comuns no processo de adubação tradicional, como a lixiviação (carreamento do nutriente para o subsolo), a volatilização (perda por evaporação de nutriente pela ação da temperatura) e a desnitrificação (transformando-o em estado gasoso, provocados pela ação de bactérias).
Com essas características, Utrisha™ N é compatível e complementar ao processo de Fixação Biológica de Nitrogênio (FBN) da soja, realizado pela raiz das plantas por meio do inoculante que o produtor utiliza, atuando como uma ferramenta fundamental para o fornecimento adicional de nitrogênio para a cultura. O resultado são plantas mais bem desenvolvidas, uma lavoura mais nutrida e maior produtividade.
Proteção eficiente das lavouras
Na área de Proteção de Cultivos, os produtores podem conhecer o portfólio completo da Corteva, que conta com anos de pesquisa para o desenvolvimento das soluções em fungicidas, herbicidas e inseticidas, que têm o foco em auxiliar o dia a dia do agricultor e maximizar a produtividade.