A contagem regressiva para os desfiles de carnaval já começou, e o enredo da escola Acadêmicos da Realeza para o Carnaval 2025 de Curitiba, no Paraná, é uma homenagem à obra O Pequeno Príncipe, de Antoine de Saint-Exupéry e também ao Hospital Pequeno Príncipe, que é o maior e mais completo exclusivamente pediátrico do país. O desfile, na madrugada deste domingo, dia 2 de março, à 1h, no centro da capital paranaense, será um manifesto cultural unindo a tradição, a solidariedade e a essência do espírito carnavalesco.
Inspirado na obra atemporal, o enredo conduz o público por uma jornada poética que transcende os limites do corpo físico e adentra o universo da imaginação, do cuidado e do amor. Assim como o Pequeno Príncipe do livro revela a beleza invisível das coisas simples, a Acadêmicos da Realeza propõe uma reflexão sobre a missão transformadora do Hospital: cuidar da saúde infantojuvenil com um olhar humanizado e acolhedor.
A instituição filantrópica e centenária será representada em alas com a participação de colaboradores e voluntários. Além disso, terá um carro alegórico exclusivo que foi decorado com um tecido marcado à tinta com as mãos de pacientes e profissionais da instituição, simbolizando o cuidado e a dedicação no atendimento diário de crianças, adolescentes e suas famílias.
Desfile – Escola de Samba Acadêmicos da Realeza
Data: 2 de março – domingo
Horário: 1h
Local: Rua Marechal Deodoro, n.º 555 – centro de Curitiba/PR (em frente à Receita Federal)
Sobre o Pequeno Príncipe
Com sede em Curitiba (PR), o Hospital Pequeno Príncipe é o maior e mais completo hospital pediátrico do Brasil. Há mais de cem anos, a instituição filantrópica e sem fins lucrativos oferece assistência hospitalar humanizada e de alta qualidade a crianças e adolescentes de todo o país. Referência nacional em tratamentos de média e alta complexidade, realiza transplantes de rim, fígado, coração, ossos e medula óssea, além de atender em 47 especialidades pediátricas com equipes multiprofissionais.
Com 369 leitos, sendo 76 de UTI, o Hospital promove 60% dos atendimentos via Sistema Único de Saúde (SUS). Em 2023, foram realizados cerca de 228 mil atendimentos ambulatoriais, 20 mil cirurgias e 307 transplantes. Reconhecido como hospital de ensino desde a década de 1970, já formou mais de dois mil especialistas em diferentes áreas da pediatria.
Além disso, sua atuação em assistência, ensino e pesquisa – conforme o conceito do Children’s Hospital, adotado por grandes centros pediátricos do mundo – tem transformado milhares de vidas anualmente, garantindo-lhe reconhecimento internacional. Em 2024, foi listado como um dos cem melhores hospitais pediátricos do mundo e, pelo quarto ano consecutivo, foi apontado como o melhor hospital exclusivamente pediátrico da América Latina pela revista norte-americana Newsweek.
Sobre a Acadêmicos da Realeza
Fundada em 3 de março de 1997, a Acadêmicos da Realeza é uma das mais respeitadas escolas de samba de Curitiba. Conhecida por sua criatividade e compromisso com a cultura popular, a escola já protagonizou momentos históricos no carnaval da cidade. Com enredos que destacam temas de relevância social e artística, a Acadêmicos da Realeza combina excelência técnica e emoção, encantando o público a cada apresentação.
ASC/HPPC