O deputado estadual Delegado Jacovós (PL) foi eleito, na manhã desta quarta-feira (26), no Auditório Legislativo da Assembleia Legislativa do Paraná, presidente do Conselho de Ética e Decoro Parlamentar da Casa. O parlamentar foi reconduzido ao cargo da presidência por mais dois anos. O deputado Marcio Pacheco (PP) foi eleito vice-presidente, substituindo Do Carmo (União).
Jacovós agradeceu a confiança dos colegas parlamentares em mantê-lo mais uma vez à frente do grupo de trabalho. “O Conselho tem sido muito acionado e continuaremos o trabalho, mantendo um tratamento com igualdade a todas as questões, garantindo o amplo direito de defesa e respeitando sempre o regimento interno”, comentou.
Pacheco se disse muito honrado com sua eleição. “Nós vamos conduzir o Conselho com muita isenção, com muita imparcialidade, assegurando que todas as condutas sejam apreciadas com o devido respeito, com todo o critério que se exige, com ampla defesa. Nós não julgaremos pessoas, nós não julgaremos partidos, raça, religião, mas sim condutas dos parlamentares que eventualmente vierem a ser representados no Conselho”.
Balanço
De acordo com Jacovós, a legislatura anterior recebeu 19 procedimentos. Destes, apenas quatro ainda não tiverem uma solução. “No entanto, na semana que vem nós já vamos convocar uma primeira reunião, provavelmente para terça-feira (1º), para que esses quatro procedimentos pendentes já recebam os seus respectivos relatores para que então haja tramitação legal prevista”, informou.
Membros
Além de Jacovós e Pacheco, são membros titulares os deputados Renato Freitas (PT), Moacyr Fadel (PSD) e Do Carmo (União). Já os suplentes são: Gilson de Souza (PL), Ana Júlia (PT), Bazana (PSD), Soldado Adriano José (PP) e Thiago Buhrer (União).
ASC/ALEP