foto – frame vídeo euronews
O chanceler da Alemanha anunciou esta quarta-feira no “Bundestag” o envio para a Ucrânia do mais moderno sistema de defesa aérea existente nas forças armadas germânicas, entre outros tipos de armamento.
Foi a resposta de Olaf Scholz aos recorrentes pedidos de ajuda às forças ucranianas expressos pela oposição alemã e pelo presidente Volodymyr Zelenskyy para reforçar as linha de defesa perante a invasão russa no leste da Ucrânia.
“Nas próximas semanas, vamos enviar mais armas”, começou por anunciar o Chanceler alemão, antes de enunciar o novo pacote de armamento que irá “permitir à Ucrânia a proteção de uma cidade inteira dos ataques aéreos russos”.
“Além disso”, prosseguiu o chefe do governo federal germânico, a Alemanha vai “ainda fornecer à Ucrânia um radar de última geração para detetar obuses, morteiros e artilharia de foguetes”.
As armas alemãs vão juntar-se ao recentemente anunciado reforço de ajuda militar dos Estados Unidos.
O Presidente Joe Biden revelou o envio para a Ucrânia de mísseis de médio alcance, helicópteros, sistemas “Javelin” antitanques e, entre outro armamento, veículos táticos.
Este novo abastecimento de armas norte-americanas faz parte do pacote de ajuda avaliado em 700 milhões de dólares aprovado em Washington para, como sublinhou o chefe da Casa Branca, “atacar com maior precisão alvos chave no campo de batalha”. euronews