Chegou a Portugal um pequeno grupo de especialistas franceses em emergência e reanimação. Entre eles está uma enfermeira lusodescendente, Sandra Fleury, nascida em França mas filha de pais portugueses. São quatro mulheres e foram enviadas pelas autoridades gaulesas para dar apoio nos Cuidados Intensivos do hospital Garcia de Horta.
António Lacerda Sales, Secretário de Estado Adjunto e da Saúde, representou o governo português na receção a estas profissionais.
Uma equipe, constituída por três enfermeiras e uma médica do serviço de saúde dos bombeiros franceses e que permanecerá no Garcia de Orta durante 15 dias.
Antero Fernandes, diretor dos Cuidados Intensivos do Hospital Garcia de Orta acrescentava estar seguro de que a ajuda da equipe francesa iria reforçar a “missão” de tratar os pacientes, aqueles que requerem mais cuidados, da melhor forma possível, para poder “devolver-lhes a vida”.
AGORA NA TV WEB – O FATO MARINGÁ
* Para assistir a um conteúdo específico sem ter que esperar que passe na tv web,
clique no link a seguir e assista no canal YOUTUBE de O FATO MARINGÁ
Têm sido semanas de grandes desafios para os hospitais portuguesas devido a uma vaga da pandemia de Covid-19 mais aguda. Mas nos últimos dias, vividos em confinamento e talvez por isso, tem-se registado uma descida no número de casos, de internamentos e de mortes. Neste hospital do distrito de Setúbal permaneciam esta segunda-feira 25 pessoas internadas nos Cuidados Intensivos devido à Covid-19.
Antes da equipe francesa tinha já chegado uma outra, da Alemanha, ao país para apoiar a luta contra a pandemia.
Fonte: euronews