Com a chegada da estação mais fria do ano, e a possibilidade de avanço do coronavírus, a Prefeitura de Cianorte optou por montar o Centro de Atendimento à Síndrome Respiratória (Covid-19), no Centro de Eventos Carlos Yoshito Mori, por o local ser de fácil acesso, ter estacionamento com muitas vagas, salão amplo e uma boa quantidade de banheiros. Além disso, é próximo à UPA, o que facilitará no caso dos pacientes precisarem fazer exame de Raio-X.
O investimento inicial é de aproximadamente R$ 400 mil, entre aluguel de estrutura, aquisição de medicamentos, EPIs, equipe profissional, materiais de consumo, marmitas entre outros.
A expectativa é que a estrutura entre em funcionamento já essa semana, com 30 leitos. Inicialmente, o local terá 12 horas de atendimento – das 8h às 20h. Serão duas equipes de trabalho, cada uma composta por, no mínimo, 12 pessoas, sendo: um médico, dois enfermeiros, três técnicos de enfermagem, um assistente administrativo, dois serviços gerais, um farmacêutico, um auxiliar de farmácia e um motorista.
“Na estrutura, além dos 30 leitos, dois consultórios, dois vestiários, duas farmácias, rouparia, também teremos um local para a armazenagem de medicamentos, DML, local de descanso para os profissionais, refeitório e banheiros”, destacou a secretária municipal de Saúde, Michelly Poliana Viguiato Pricinotto.
“Com saúde não se brinca. Por isso, decidimos construir essa estrutura com o propósito de que todas as pessoas com suspeita de Covid-19 encontrem ali um primeiro atendimento médico e, se necessário, medicação. A princípio, não teremos internamentos no local. Será feito encaminhamento para a Santa Casa. Se no futuro o município chegar a ter todos os leitos hospitalares cheios, o Centro de Atendimento poderá fazer internamentos”, explicou o prefeito Bongiorno.
Leia também:
CORONAVÍRUS: Maringá registra um novo caso neste domingo. É uma mulher de apenas 25 anos
CORONAVÍRUS: Dos 4 casos confirmados em Sarandi, três já receberam alta médica
Fonte:Asc/PMC