Milhares de romenos protestam na fila que se formou na fronteira Áustria com a Hungria. Sem trabalho por causa da pandemia, eles tentam retornar ao país de origem mas enfrentam dificuldades por causa do fechamento das fronteiras na União Europeia.
Eles aguardam a abertura de um corredor humanitário mas a burocracia e a dificuldade de entender como se poderá proveder a passagem de tanta gente acabou gerando um grande tumulto. Os romenos protestam cantando o hino nacional e a situação na fronteira começa a ficar tensa. De acordo com o ministro dos negócios estrangeiros da Romênia, Bogdan Aurescu, cerca de 3.500 pessoas se encontram na fronteira da cidade de Nickelsdorf na Áustria e esperam autorização para passar pela Hungria.
A Hungria fechou a fronteira para cidadãos estrangeiros à meia noite de segunda-feira, 11; contudo a pressão feita pela Romênia e pela Áustria para que se abra um corredor humanitário pode acontecer ainda hoje. Já se fala em abrir a fronteira na próxima quarta-feira, 20, entre as 19h e 4h. A Hungria diz precisar de tempo para providenciar a passagem sem que isso comporte riscos de contágio para a população. Os veículos deverão atravessar sem o país sem fazer qualquer parada e serão escoltados pelas autoridades até a fronteira com a Romênia. Na Romênia já forma infectadas com o Covid-19 189 mil pessoas e 7.800 morreram.