Tudo ainda em aberto nas eleições Presidenciais na Bolívia. Dados preliminares dão a Evo Morales, o atual chefe de Estado, uma vitória com 45 por cento dos votos, contra 38 por cento do seu rival,
Carlos Mesa. Isto de acordo com dados oficiais e quando estão contados 84 por cento dos votos, e que deixa antever uma segundo turno. Morales, que se mostravam ainda confiante numa maioria absoluta, valoriza o resultado alcançado:
“Um novo triunfo, voltámos a vencer. Conseguimos ganhar quatro eleições consecutivas na Bolívia”, afirmou Morales.
Já o candidato da oposição denuncia manipulação na contagem dos votos, por funcionários da Comissão Nacional de Eleições, uma tentativa de evitar uma segunda volta, agendada para 15 de dezembro. (fonte: www.euronews.com)
À agência de notícias Reuters, uma fonte diplomática não especificada, afirmava que a contagem de votos foi “abruptamente interrompida”. O que aumenta os receios de manipulação.
Apesar dos temores, Carlos Mesa mostra-se crente de que o segundo turno vai acontecer e, acima de tudo, acredita na vitória:
“O caminho, agora, é em direção a um triunfo, definitivo, na segunda volta”, referiu Mesa o candidato da Aliança Comunidad Ciudadana.
No portal, na internet, do Órgão Eleitoral Plurinacional, a contagem de votos, foi interrompida, ou deixou de ser divulgada, às 19h40 de domingo, 00h40 de Lisboa.
A haver segunda volta nas Presidenciais bolivianas é a primeira para Evo Morales.
Os dados definitivos deverão ser conhecidos nos próximos dias.