O aumento de 12,3% autorizado pela Agência Reguladora do Paraná, (AGEPAR), nas contas de água e esgoto ainda não tem data para entrar em vigor pois depende da publicação oficial. O índice de aumento foi definido pela SANEPAR.
A homologação do reajuste foi definida na segunda-feira a noite após uma reunião extraordinária do Conselho Diretor da Agência Reguladora.
Esse é o maior aumento dos últimos 5 anos. Confira os índices:
* 2019 – 12,13%
* 2018 – 5,12%
* 2017 – 8,53%
* 2016 – 10,48%
* 2015 – 12,5%
ALEP:
Na sessão de hoje, em curso neste momento, (16/04 – 16h), vários deputados pediram a convocação do Diretor Presidente da Agepar Omar Akel, para a próxima sessão da assembleia. Os deputados querem que Akel explique o aumento concedido à SANEPAR.
*16h05 – Deputado Márcio Pacheco: “AGEPAR não tem convênio com a maioria dos municípios paranaenses e não tem legitimidade para
autorizar aumentos. Apresentaremos um projeto exigindo que aumentos superiores à inflação tenham que ser aprovadas pela ALEP”.
* 16H22 – Arilson Chiorato – PT – “Durante os 8 anos do governo Requião, a SANEPAR não teve um centavo de aumento. A Agepar quer agradar os acionistas da Sanepar mas o povo do Paraná não pode aceitar esses aumentos. Proponho uma CPI da AGEPAR. A Agepar é uma patifaria.”
* Deputado Do Carmo – PSL – “Não chegou aqui na Câmara para discutirmos esses 12% de aumento na tarifa da água. É claro que não teríamos aprovado, porque o ambiente econômico e político não é favorável para uma situação dessas. Essa casa está engessada para impedir absurdos como esse aumento. Teremos que recorrer ao judiciário e sabemos que leva muito tempo para resolver essa questão. Ainda na semana passada nos reunimos aqui para falar do fim da tarifa mínima imposta pela SANEPAR e que tem que acabar, agora vem esse aumento absurdo. Temos que rever tudo porque o povo não pode pagar essa conta. Apelo ao lider do governo que nos comunique desse tipo de decisão do executivo, porque nós, assim como o senhor, deputado Márcio Pacheco seremos cobrados nas ruas pelo povo”.
Assista o pronunciamento do deputado Do Carmo – PSL
Assista o pronunciamento do deputado Homero Marchese – PROS