No domingo, 18, a equipe da Associação dos Deficientes por Amputação de Maringá (Assama) conquistou a vitória na Copa Brasil de Futebol de Amputados. A Copa Brasil, organizada pela Associação Brasileira de Desportos para Deficiente Físico (ABDD), ocorreu entre quinta-feira, 15, e domingo, 18, em Ourinhos (SP). No total, 12 equipes de várias regiões do país participaram do campeonato. Além da vitória, o time maringaense levou os títulos de melhor goleiro com Gabriel Magalhães e artilheiro da competição com Alan Eduardo.
A Assama é uma das 34 entidades conveniadas ao município. As associações recebem apoio da Prefeitura para realização das atividades e auxiliar no pagamento de bolsa atleta e técnico, viagens, compra de agasalhos e equipamentos esportivos. Com o apoio, a Assama mantém duas equipes de futebol para amputados e o time de voleibol paralímpico.
“Ficamos muito felizes com a vitória dos nossos atletas, que sempre dão muito orgulho para a nossa cidade com exemplos de superação. O esporte tem a possibilidade de transformar vidas e a gestão municipal acredita nesse potencial transformador da prática esportiva”, afirma o secretário de Esporte e Lazer, Robson Xavier.
No total, o município contribui para o desenvolvimento de mais de 40 modalidades e investe no potencial de mais de 200 paratletas de diversas associações apoiadas pelo município. Cerca de 50 paratletas recebem o Bolsa Atleta, um incentivo da Prefeitura de Maringá para o desenvolvimento do esporte. O município já investe mais de R$ 3 milhões anuais com o benefício, entre atletas e paratletas. Nos últimos cinco anos, o investimento total voltado para o esporte, além das bolsas, foi ampliado e chega hoje, no geral, a mais de R$ 5 milhões por ano. ASC/PMM