Abertura oficial do 13º Festebom é marcada por homenagem ao artista Danilo Furlan

Noite teve espetáculo e abertura de exposição no CAC. Festival de Teatro de Bonecos de Maringá em formato itinerante prossegue até dia 29

Na foto de OFATOMARINGA.COM, Danilo Furlan recebe o troféu das mãos do artista precursor do teatro de bonecos no Brasil, Leonil Lara

A 13ª edição do Festebom começou sua programação de apresentações em Maringá e região no dia 5 de junho,  mas a abertura oficial do Festival de Teatro de Bonecos aconteceu ontem à noite (11) no CAC, com um momento especial; o evento desse ano reservou espaço para homenagear o multiartista Danilo Furlan.

OFATOMARINGA.COM produziu videorreportagem sobre o festival, seus bastidores e protagonistas. São entrevistas com membros da equipe do Festebom, com o homenageado Danilo Furlan e também com Leonil e Sueli Lara, referências para os bonequeiros de Maringá.

 

Exposição de Danilo Furlan fica exposta na Sala Lukas do CAC até sexta-feira, 15

 

A noite teve também apresentação de espetáculo na Sala Joubert Carvalho e abertura de uma exposição que reúne bonecos e vestimentas usadas por Danilo nas dezenas apresentações que fez em sua carreira por todo o Brasil.

 

 

 

Ele recebeu um trófeu das mãos de Leonil Lara, artista que junto com sua esposa Sueli Lara, foram precursores do teatro de bonecos em Maringá, depois de terem também registrado suas histórias nos anais desta arte no Rio de Janeiro.

Leonil e Sueli Lara são referências para os bonequeiros de Maringá. Eles são precursores do teatro de boneco na cidade

Leonil e Sueli contam que chegaram a Maringá em 1975, e que naquele tempo as coisas eram tão difíceis para quem fazia arte por aqui, que nem se imaginava que um dia existiria na cidade um festival tão longevo quanto o Festebom.  “Nós fazíamos apresentações na praça das Pernambucanas e aos poucos fomos abrindo espaço para novas gerações de bonequeiros como é a do Danilo Furlan, ao qual hoje entrego esse troféu que eu e a Sueli confeccionamos”, explicam os Lara.

Antes de receber a homenagem, em um solo que contagiou os adultos crianças e as crianças da plateia, o escritor, contador de estórias e bonequeiro apresentou por cerca de 45 minutos o seu espetáculo “O Menino do Planeta Z”.

Ele levou o público a uma viagem que teve combustível a imaginação. Furlan conta que ainda criança teve uma decepção muito grande com o advento da passagem do cometa Harley. Ele ouvia os noticiários e ficava imaginando o cometa passando pela cidade e em frente à sua casa, mas a realidade é que quando o cometa passou, pouco se viu e o pouco que se viu estava bem longe da imaginação fértil do artista criança.

Foi exatamente a percepção de que a imaginação poderia ser bem mais agradável do que a realidade que despertou nele a vontade de escrever e contar histórias.

Com auxílio de bonecos que ele mesmo faz, e também com uma série de objetos cenográficos que vão de canos de pvc que se fazem megafones, até cafeteiras, raladores e batedeiras que viram foguetes, Danilo conta a história de um pequeno príncipe que antes de chegar a terra em seu asteróide B612, conheceu outros planetas. Na terra ele conhece um aviador que queria ser astronauta; uma viagem até um longíquo pequeno planeta perdido onde acaba o combustível da nave cria um impasse. A partir daí, começa a interação entre Danilo e a plateia, que junto com os cientistas da estória buscam soluções para as necessidades do astronauta perdido. No final, após inúmeras tentativas de trazê-lo de volta, a solução para acabar com a solidão do astronauta vem do envio de uma encomenda muito especial quem tem nome de Rosa.

O espetáculo o Menino do Planeta Z ainda vai ser apresentado amanhã, 13 as 19h no Abrigo Kids em Maringá, e no dia 14 as 9h30 e 14h na Associação Pescadores de Vida também em Maringá.

O Festebom prossegue com apresentações em Maringá e outras 12 cidades até dia 29. A programação pode ser consultada clicando neste link.

O FESTEBOM é produzido pela Arte Boa – Oficina de Teatro de Bonecos de Maringá – e pelo Grupo Pau de Fita – pioneiros na arte do teatro de bonecos em Maringá. O evento que teve edital da Secretaria Estadual de Cultura conta com recursos do Ministério da Cultura do Governo Federal através da Lei Paulo Gustavo.

 

Ficha Técnica do Festival
Coordenação geral: Grupo Pau de Fita
Coordenação: Sueli Lara
Coordenação: Leonil Lara
Assistente de coordenação: Elaine Teleken
Produção executiva: Dan Pinheiro
Produção executiva: Rô Fagundes
Curadoria: Arte Boa
Artista homenageado: Danilo Furlan
Grupos associados: Grupo Anamá, Cia Fantokid’s, Cia Atelier Mão Dupla, Cia
Manipulando, Grupo Pau de Fita, Cia Cenatrupe, “Marta, Marta… Teatro” e Cia Tipos e
Caras.
Grupos Convidados: Cia Karagozwk e Cia Miiller
Oficineiros convidados: Dan Pinheiro e Rozze Cruz
Fotografia: Luara Fagundes
Captação e edição de vídeos: Irakytan Fagundes
Social Mídia: Irakytan Fagundes
Artista gráfico: Cairan Fagundes
Locução: Irakytan Fagundes
Assessoria de Imprensa: Pomodoro Comunicação Social Leonel Group Ltda
Interpretação de libras e áudio descrição: Forféu
Guia Para Pessoas surdas e cegas: Trindade Produções
Social Mídia: Irakytan Fagundes
Ator/manipulador do Mascote GUIGUI: Irakytan Fagundes