Ação conscientiza sobre tratamentos e prevenção ao HIV/Aids nesta sexta, 13

Iniciativa faz parte da campanha Dezembro Vermelho, mobilização nacional contra o vírus HIV, a Aids e outras ISTs

foto: Rafael Macri/PMM

No Dezembro Vermelho, campanha nacional contra o vírus HIV, a Aids e outras IST (infecções sexualmente transmissíveis), a Prefeitura de Maringá reforça as ações de conscientização para orientar a comunidade e profissionais de saúde sobre medidas de prevenção, acesso aos tratamentos e combate à discriminação. Dentro da campanha, o município realiza nesta sexta-feira, 13, ação de conscientização sobre ISTs e distribuição de autoteste de HIV. A iniciativa será realizada no Restaurante Universitário da Universidade Estadual de Maringá (UEM), das 11h às 14h.

Durante a ação, realizada pela Secretaria de Saúde em parceria com o Programa de Educação Tutorial do Departamento de Enfermagem da UEM, profissionais de saúde vão orientar a comunidade sobre medidas de prevenção e tratamentos gratuitos para prevenção ao HIV. Também haverá distribuição de preservativos e autoteste de HIV. A iniciativa é voltada para a comunidade acadêmica da UEM e também para o público externo.

Para orientar profissionais de saúde, a Prefeitura de Maringá também promoverá nesta quarta-feira, 11, capacitação sobre HIV/Aids e outras infecções sexualmente transmissíveis. O objetivo é atualizar médicos e enfermeiros das Unidades Básicas de Saúde (UBSs) sobre a prevenção combinada, como a PEP e a PrEP, e demais tecnologias. A ação ocorrerá nesta quarta, 11, a partir das 8h30, no anfiteatro do bloco B33 da UEM.

Prevenção e tratamento

Neste ano, Maringá registrou 222 casos de HIV/Aids. O número é semelhante ao registrado em 2023, quando foram notificados 228 casos. A Prefeitura de Maringá desenvolve estratégias de prevenção combinada na rede pública de saúde, que inclui oferta de Profilaxia Pré-Exposição (PrEP) e Profilaxia Pós-Exposição(PEP) e outras.

A PrEP, por exemplo, é uma medicação de uso contínuo distribuída gratuitamente pelo Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA) e que evita infecções pelo vírus HIV. Em Maringá, o tratamento iniciou em 2019 e, desde então, 1.280 pessoas iniciaram o acompanhamento da PrEP. Além disso, o CTA e todas as UBSs realizam testagem de HIV e outras infecções sexualmente transmissíveis, além da distribuição gratuita de autoteste de HIV, preservativos masculino, feminino e gel lubrificante.

ASC/PMM