Maringá vai passar a ter um Observatório Ambiental independente. O lançamento da Organização não Governamental está marcado para acontecer na próxima quarta-feira (4) na sede da Associação Comercial de Maringá (ACIM).
De acordo com o engenheiro civil Sidnei Telles, que também é vereador pelo Podemos, a missão do Observatório Ambiental de Maringá será de “promover um olhar mais atento, técnico e comprometido com as causas ambientais da cidade”.
“Vamos reunir poder público, universidades, setor produtivo e sociedade civil em torno de um objetivo comum: cuidar do nosso meio ambiente e garantir um futuro sustentável para as próximas gerações”, disse Telles em entrevista a OFATOMARINGA.COM.
“Maringá está crescendo e precisa de outros bosques; imaginem se ficarmos só com os que temos, não será suficiente; além disso, temos que cuidar das erosões dos córregos e isso tudo envolve muito investimento. Essa ONG vai trabalhar para dedicar cuidados especiais sobretudo porque estamos diante de um crescimento industrial que requer muita atenção ao ambiente”, disse o engenheiro.
Telles lança um apelo a todas as pessoas que querem se dedicar ao meio-ambiente que procurem participar da reunião de lançamento que acontece na sede da ACIM. Ele explica que apesar de a reunião acontecer lá, a nova ONG será independente do Poder Público e de entes privados, mas que todos os segmentos, inclusos os citados serão chamados a contribuir.
“É à favor de uma cidade mais sustentável que vamos trabalhar”, enfatizou Telles que depois citou problemas que há anos estão sem solução como o plano de manejo do Parque do Ingá e a falta de água do lago. “Os orgãos que já existem”, diz Telles, pertencem ao Poder Público como é o Instituto Ambiental do Paraná, a Secretaria Municipal de Meio-Ambiente e o Instituto Água e Terra do Governo do Paraná possuem obrigações públicas e com a ONG será um organismo externo formado por grupos de voluntários para atuar em sinergia com o que já existem trazendo projetos novos e de desenvolvimento sustentável à favor do ambiente.